6 dicas para tornar seu produto mais atrativo para o público fitness

Escrito por Marina Rezende


Atualmente tem sido discutida a importância de uma vida saudável, seja em revistas de moda, sites de beleza, canais no YouTube ou nas páginas das redes sociais de influenciadores digitais, uma vez que os internautas estão continuamente mais preocupados com a qualidade de vida.

Por outro lado, muitos indivíduos não têm tempo de frequentar academias, aulas de dança, ou fazer ginástica em casa, tampouco passar horas na cozinha preparando alimentos com poucas calorias. Sendo assim, o movimento de busca por uma vida mais saudável em conjunto com a rotina dinâmica de muitos brasileiros abre portas para um novo mercado: o dos alimentos fit.

O setor de bebidas e alimentos saudáveis tem crescido muito, posto que foram movimentados cerca de R$93,6 bilhões em vendas no ano de 2016, o que colocou o Brasil no 5° lugar do ranking dos países mais importantes para o setor.

Devido a demanda crescente pelo fitness, o número de estabelecimentos relacionados ao setor também aumentou, o que gera clientes cada vez mais preocupados com a qualidade dos produtos ofertados.

Portanto, se você trabalha nesse campo, é necessário que esteja atento aos diferenciais que seus produtos podem – ou devem! – apresentar para que as vendas sejam um sucesso!

Fique tranquilo: nos próximos tópicos iremos te ajudar com seis dicas estratégicas e promissoras para que seu negócio permaneça em alta. Confira:




1) Aposte em alimentos sem glúten

O mercado consumidor de alimentos fit abrange tanto pessoas que apresentam a doença celíaca – intolerância ao glúten – quanto quem escolhe seguir dietas sem o consumo da proteína.

Sendo assim, o grande desafio dessa restrição alimentar é obter alimentos que substituem o trigo ou outros cereais que contenham glúten. Dessa forma, é importante que um estabelecimento de comidas fit atenda esse público em expansão, considerando que a demanda por esses produtos é alta, mas o mercado não consegue supri-la eficientemente.

2) Lembre-se: Orgânicos estão na moda

Assim como alimentos sem glúten, a busca por produtos orgânicos também está em alta, já que as vantagens oferecidas por esses produtos, como a ausência de aditivos químicos, são benéficas à saúde.

Contudo atente-se ao fato de que produtos orgânicos necessitam de regulamentação específica: os alimentos orgânicos são certificados com o selo SisOrg que pode ser obtido de uma Certificação por Auditoria ou por um Sistema Participativo de Garantia.

Somente os agricultores familiares são autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que estejam cadastrados no Ministério da Agricultura e façam parte de  uma organização de controle social. A venda desse tipo de alimento exige planejamento de ações sustentáveis e regulamentadas.

3) Surpreenda seus clientes com produtos veganos e vegetarianos

Enquanto os vegetarianos estritos não consomem nenhum tipo carne, laticínios ou ovos, os veganos não consomem produtos de origem animal. A escolha desses estilos de vida pode ser motivada por questões éticas, de saúde ou religião.

Ambos os grupos contam cada vez mais com novos adeptos, e por isso é importante para seu negócio agradá-los. Para isso crie novas receitas, tenha um cardápio diversificado, e não esqueça de trazer autoridade investindo na identidade visual da marca, o que é muito importante para atrair esse tipo de público.

4) Use grãos e farinhas integrais sem medo

A farinha de trigo integral possui fibras, vitaminas, minerais e agrada o público fit, no entanto, na preparação das receitas com a versão integral é importante adicionar um pouco de outra farinha para evitar o sabor amargo no alimento, afinal produtos saudáveis também devem ser saborosos.

Lembre-se que é possível colocar farinha de arroz, trigo comum, entre outras. Além disso, os grãos e sementes como chia, linhaça e semente de girassol são muito importantes para a saúde, já que são fontes de fibras insolúveis, atuam na melhora da imunidade e diminuem o colesterol na quantidade certa.

5) Informe seu público sobre alimentos ideais para o pré e pós treino

A busca por alimentos ideais para serem consumidos antes e depois da prática de atividade física cresce constantemente entre o público fitness, além disso gera muitas dúvidas. Os praticantes de exercícios físicos são muito cuidadosos para que os alimentos ingeridos auxiliem na obtenção de resultados positivos com a atividade física, como ganho de massa muscular ou perda de peso, e estão sempre atentos ao fato de que o consumo de alguns alimentos de forma inadequada antes e depois do treino pode trazer resultados indesejados.

Diante desse problema enfrentado por muitas pessoas, você pode ajudá-las informando quais dos alimentos fornecidos por você são mais indicados para serem consumidos antes ou depois do treino. Por exemplo, alimentos ricos em proteínas e carboidratos, como batata doce, pães integrais e ovos, são indicados para o pré treino, posto que irão evitar a perda de massa magra e, com isso, contribuem beneficamente para os atletas. Já para pós treino, é indicado a reposição das proteínas perdidas durante o exercício através de alimentos como banana com aveia, iogurte desnatado e queijo.

6) Saiba a importância do uso da rotulagem nutricional

Muitas pessoas podem não se importar com as informações nutricionais contidas no rótulo de uma embalagem, mas para o público fit essas informações importam sim!

As tabelas nutricionais informam todos os nutrientes contidos em determinada quantidade – porção – do alimento a ser consumido, especificam qual a porcentagem dos valores diários recomendados será consumida em tal porção, considerando cada ingrediente individualmente e alertam sobre a presença de alergênicos.

Por essa razão, a rotulagem nutricional adequada é tão valorizada para esse público, e o seu produto não pode deixar de apresentá-la!

Nesse post vimos como o mercado de produtos fit é amplo e tem crescido. O importante é inovar e ficar de olho nas principais dicas que ajudarão você a alavancar os negócios e conquistar muitos clientes!

Se gostou do nosso blog e deseja saber mais informações e curiosidades sobre setor de alimentos, não deixe de curtir nossa página no Facebook.

11 visualizações

© 2020 Desenvolvido por Farmácia Jr. Consultoria.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now