Conheça 7 mitos e verdades em microbiologia

É comum nos depararmos diariamente com inúmeras informações relacionadas à microbiologia. Diante de tantos dados encontrados em sites de notícias, redes sociais, ou até mesmo em alguma conversa sobre o assunto, é natural que nos perguntemos quais dessas informações são verídicas, ou apenas mitos.

Por essa razão, a Farmácia Jr. resolveu separar para você 7 mitos e verdades em microbiologia.


Mas antes de começarmos a falar sobre o assunto, você pode querer saber mais sobre o que é essa tal de microbiologia.

O que é microbiologia?

Microbiologia é a área da biologia que estudo os microrganismos, como bactérias, fungos e vírus. Ela é a responsável por analisar sua funções, metabolismo, características e outros diversos fatores.





1. Alimentos crus contém bactérias – VERDADE

Todos os alimentos crus contém bactérias, sejam eles frutas, legumes ou carnes. Por isso são chamados alimentos “frescos” e se deterioram com o tempo, contudo não é preciso se desesperar, uma vez que grande parte dessas bactérias são benéficas para a saúde.

2. Todas as bactérias causam doenças – MITO

Não são todas as bactérias que causam doenças, apenas as bactérias conhecidas como patogênicas. Como dito no item anterior, muitas bactérias podem ser benéficas para a saúde e auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo.

3. Todas as bactérias resistentes à antibióticos são superbactérias – MITO

Nem todas as bactérias resistentes à antibióticos são superbactérias. As bactérias resistentes apenas apresentam a capacidade de adaptação ao ambiente, e por isso deixam de ser afetadas por compostos usados para matá-las.

4. É sempre necessário lavar as mãos com sabão e álcool em gel – MITO

Tanto o sabão, como o álcool em gel realizam a mesma função, não sendo necessário o uso de ambos os produtos ao mesmo tempo.

5. Relógios, pulseiras e anéis devem ser retirados para a lavagem das mãos – VERDADE

Relógios, pulseiras e anéis são objetos em que ocorre fácil acúmulo de microrganismos, por isso é importante retirá-los ao lavar as mãos antes de preparar algum alimento, ou tratar qualquer ferimento.

6. Regra dos cinco segundos – MITO

Você certamente já ouvir falar que ao deixar cair algum alimento no chão, você poderá comê-lo se conseguir apanhá-lo antes de cinco segundos. Essa afirmação é falsa. Pode parecer óbvio, mas é sempre válido ressaltar que o chão é um local repleto de microrganismos e o contato instantâneo do alimento com ele já é o suficiente para que haja uma contaminação.

7. Lavar as mãos em excesso retira a proteção do organismo – MITO

As nossas mãos estão sempre cobertas por microrganismos “bons” e microrganismos nocivos à nossa saúde, ao lavá-las, tanto os microrganismos benéficos e patógenos podem ser retirados, contudo os microrganismos favoráveis ao nosso organismo estão localizados nas camadas menos superficiais da pele, por essa razão é importante que lavemos nossas mãos com frequência!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre microbiologia e quer saber como ela pode impactar no seu negócio? Acesse nosso site e conheça um pouco mais sobre nosso serviço de análise microbiológica.


Por Mariana Carvalho

1 visualização0 comentário

© 2020 Desenvolvido por Farmácia Jr. Consultoria.