Descubra as diferenças entre os tipos de açúcar!

Atualizado: Mar 31


Derivado da cana, o açúcar é um tipo de carboidrato simples, mais especificamente monossacarídeos, dissacarídeos e oligossacarídeos pequenos, importante para fornecer energia ao nosso corpo, bem como estimular o cérebro a produzir serotonina. Por outro lado, assim como qualquer outro componente presente na dieta alimentar, ele deve ser consumido com moderação e de forma balanceada para evitar possíveis problemas à saúde, como por exemplo obesidade e outras doenças crônicas.


Antes de falar sobre os tipos de açúcar e suas diferenças, vamos falar um pouco sobre o contexto histórico e as curiosidades!



Contexto histórico e curiosidades do açúcar


É inegável a importância e a influência da produção e do comércio de açúcar na história. Diante disso, podemos citar vários acontecimentos que sofreram tal influência como o colonialismo, a escravidão, a ocorrência de migrações para se trabalhar em lavouras, entre outros. Hoje em dia, o Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar do mundo, com os menores custos de produção, devido ao uso de tecnologias no campo.


Uma curiosidade sobre o açúcar é que ele é considerado um ótimo conservante devido a sua propriedade higroscópica (absorve água). Ademais, ele já foi considerado como um bom presente para os reis, papas e nobreza, uma vez que era mais caro que o grama do ouro e considerado como um medicamento. Por fim, é importante mencionar que o consumo de açúcar recomendado pela OMS é de 10% das calorias totais diárias.


Atualmente, podemos encontrar diversas opções desse produto nas prateleiras dos mercados e eles se diferem, basicamente, no que diz respeito ao processo de refinação. É importante ressaltar, entretanto, que, apesar de possuírem sabores distintos, todas as variações são ricas em calorias, sem diferenças significativas em termos nutricionais entre si.



Tipos de açúcar


Photo by pasja1000 on Pixabay


Agora que você já está por dentro do assunto, confira a seguir quais são as diferenças entre alguns dos principais tipos de açúcar:


  • Açúcar refinado

Um dos mais populares entre os brasileiros e o mais utilizado na culinária, o açúcar refinado possui grãos finos o que permite com que ele seja facilmente dissolvido e misturado. Durante o seu refinamento são adicionados alguns aditivos químicos para realce da coloração branca e de sabor, porém, por isso, ocorre a perda total de vitaminas e sais minerais restando apenas sacarose como produto final.


  • Açúcar cristal

O tradicional cristal possui como principais características coloração esbranquiçada e partículas grandes e transparentes. Ele passa por um processo de refinamento um pouco mais leve que o anterior, entretanto, 90% das vitaminas ainda são retiradas. Serve de base para produção do açúcar refinado.


  • Açúcar mascavo

É extraído após o cozimento do caldo de cana e representa o açúcar em sua forma bruta. Possui coloração mais escura e sabor marcante. Como não é refinado preserva o cálcio, ferro, potássio, magnésio e outros sais minerais. É um pouco mais acessível em questão de preço do que o orgânico.


  • Açúcar demerara

É retirado diretamente do melado de cana. Possui coloração amarelada, mais clara que o açúcar mascavo, e cristais úmidos ou transparentes. Não passa por lavagens ou processos de purificação pesados e não contêm aditivos químicos. Desse modo, também apresenta maiores quantidades de sais minerais que o açúcar refinado.


  • Açúcar orgânico

Nesse tipo de açúcar todo o processo de fabricação, desde o plantio da cana até a comercialização do produto final, é isento de ingredientes artificiais e agrotóxicos. Ademais, assim como o mascavo, ele não é refinado e mantém mais vitaminas. Sendo assim, ele possui uma coloração mais escura, é mais grosso e também mais caro que os demais.



Então, conseguiu decidir qual deles é o seu favorito? Independente da sua escolha, lembre-se que o mais importante é não exagerar e sempre manter o equilíbrio.


Para mais conteúdos interessantes como esse continue acompanhando o blog da Farmácia Jr. e acesse o nosso site para conhecer nossos serviços!


Referências

https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/conheca-as-diferencas-entre-os-tipos-de-acucar/

https://claudia.abril.com.br/cozinha/gastronomia/conheca-12-tipos-de-acucar-e-quais-seus-usos-na-cozinha/

https://lanutri.injc.ufrj.br/2019/12/09/tipos-de-acucar/

https://www.tuasaude.com/tipos-de-acucar/

https://agrimec.com.br/a-contribuicao-da-cana-de-acucar-na-economia-brasileira/

http://www.dianabioenergia.com.br/noticia/8247/15-curiosidades-sobre-o-a-car


© 2020 Desenvolvido por Farmácia Jr. Consultoria.