Empreender: como os cosméticos orgânicos podem te ajudar a abrir seu primeiro negócio?

Atualizado: Mar 30




Considerando o cenário econômico recente, empreender no Brasil pode ser um desafio, mas também uma ótima oportunidade de negócios para quem souber enxergar as tendências do mercado. De acordo com a Euromonitor Internacional, o mercado da beleza no Brasil ocupa a 3º posição no ranking mundial, mostrando que cuidados com a aparência ainda ocupam um lugar importante no imaginário dos consumidores brasileiros.


Há, porém, uma ressalva a ser feita: o perfil desses consumidores não é mais o mesmo de anos atrás. Orientados por uma crescente tendência de consumo consciente, com menor impacto ambiental e maior contato com a natureza, muitos têm buscado os cosméticos orgânicos como alternativa às formulações sintéticas e seus riscos à saúde.


Ao escolher esse mercado para sua atuação e iniciar a fabricação de cosméticos orgânicos, você não só estará ingressando em um setor em crescimento constante como impactará positivamente a sociedade, difundindo hábitos de beleza sustentáveis e não agressivos ao organismo nem ao meio ambiente.

Diante do exposto, você deve estar se perguntando:



O que é um cosmético orgânico?

Para serem considerados orgânicos, os cosméticos devem ser compostos por no mínimo 95% de ingredientes orgânicos. Os outros 5% podem ser compostos por água ou outros ingredientes naturais certificados. Além disso, devem ser produzidos de forma totalmente natural, incluindo seu processamento.


Quais são as vantagens desse mercado?



Anteriormente citamos a mudança no perfil do consumidor, que corrobora para a alta aceitação do público relacionado a esse tipo de produto estético. Outra vantagem de se investir nesse ramo é o baixo custo de investimento, uma vez que os materiais base para confecção dos cosméticos não são caros.

À medida que sua marca for crescendo e se estabilizando, você também poderá investir em matérias primas mais elaboradas e exclusivas, atraindo mais clientes pela perspectiva de personalização do produto.


Quais desafios podem ser encontrados?

Em todas as áreas de atuação de um profissional, dificuldades podem ser encontradas. No empreendedorismo vinculado a cosméticos orgânicos, não seria diferente, sendo assim, uma das dificuldades que você poderá encontrar ao iniciar seu empreendimento é elaborar e testar formulações, uma vez que há determinadas características a serem alcançadas para que o produto seja bem aceito no mercado. Um shampoo, por exemplo, traz maior sensação de limpeza ao consumidor se produzir certa espuma; e um condicionador deve ser capaz de selar as cutículas dos fios do cabelo para que seja funcional.


Caso você não tenha o conhecimento apropriado para testar os ingredientes e comprovar a eficácia da fórmula elaborada, você poderá buscar o serviço de consultoria especializada, a fim de garantir as propriedades físico-químicas ideais para que seu produto seja agradável para o consumidor e ao mesmo tempo funcional, além disso também é importante pensar na melhor embalagem para seu produto, para que a conservação durante o processo de transporte e armazenamento seja satisfatória.


Caso tenha dúvidas sobre a viabilidade do seu projeto, qual seria o público-alvo e por isso não sabe por onde começar, o melhor a fazer é uma pesquisa de mercado, que ajudará você a tomar decisões importantes sobre o ponto de partida do seu negócio.


Se gostou do nosso texto e gostaria de saber mais sobre o mundo dos cosméticos, clique aqui para conferir nosso texto sobre cosméticos naturais e as tendências dessa área!


3 visualizações0 comentário