EWG e Grau de Segurança dos Ingredientes Cosméticos: entenda sua importância e aplicações

Atualizado: Abr 22

A cada dia, mais e mais cosméticos entram no mercado, todos com promessas semelhantes e, geralmente, se auto intitulando como a “melhor opção” para o cliente. Contudo, em meio a tantos produtos disponíveis nas prateleiras, como fazer o seu cosmético se destacar? Como atrair a atenção do consumidor que se vê dividido nessa imensidão de produtos? Como oferecer cosméticos seguros e promessas reais? Leia o texto para saber mais!



O diferencial está na fórmula!


As promessas até podem ser as mesmas mas a composição do produto não! Mesmo que produtos de mesma classe tenham alguns ingredientes em comum, a maioria deles é diferente, e é justamente aí que entram as inovações, o diferencial de cada marca e a garantia da segurança de cada produto.


A lista de ingredientes presentes nos produtos cosméticos é feita utilizando a Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI), que apesar de ter como objetivo padronizar o nome dos ingredientes, ainda não é totalmente acessível para a população, que, muitas vezes, não entende o seu significado. Por causa disso, diversos sites, como a EWG, surgiram para auxiliar o consumidor a compreender o rótulo dos produtos, permitindo que façam uma escolha mais segura.




Mas o que é a EWG e o que isso tem a ver com o grau de segurança?


O Environmental Working Group, que pode ser traduzido para “Grupo de Trabalho Ambiental”, é uma organização ambiental americana sem fins lucrativos e que é especializada em pesquisa e advocacia nas áreas de produtos químicos tóxicos, subsídios agrícolas, terras públicas e responsabilidade corporativa. Embora o grau de segurança oficial dos ingredientes cosméticos seja determinado pela legislação de cada país, paralelamente, as plataformas como a da EWG desenvolveram bancos de dados para classificar a segurança dos ingredientes, baseando-se em pesquisas científicas e visando tanto a saúde e a segurança do consumidor quanto o impacto ambiental do produto. Além disso, a EWG também criou guias para o consumidor sobre produtos cosméticos, água potável, alimentos, etc.


Entre esses guias, podemos citar o Skin Deep, que classifica os ingredientes cosméticos em um grau entre 1 a 10, de modo que quanto menor o grau, mais seguro é o ingrediente, sendo possível pesquisar uma marca ou um produto específico. Essa classificação também é utilizada por outros sites que, assim como a EWG, têm como objetivo facilitar o entendimento de rótulos e permitir que o consumidor faça escolhas mais seguras, como o skincarisma por exemplo.



Consequências do uso de cosméticos contendo ingredientes tóxicos


Para o consumidor, o uso de cosméticos que apresentam ingredientes considerados tóxicos pode causar irritação primária ou acumulada, sensibilização e, além disso, também podem apresentar efeito sistêmico. Ademais, a presença de ingredientes polêmicos, e que são considerados “não seguros” na fórmula de um produto também pode prejudicar as vendas de uma determinada marca.


Isso ocorre porque os consumidores estão cada vez mais preocupados com a segurança e com a sustentabilidade dos produtos que levam para casa, e é exatamente por isso que se atentar aos ingredientes polêmicos antes de adicioná-los nos seus produtos pode fazer uma enorme diferença na venda dos mesmos.


Entre os produtos mais polêmicos, podemos destacar:


Etoxilados: podem conter o subproduto carcinogênico 1,4 dioxane

Óleo mineral, vaselina e petrolatos: têm relação com dermatites e acne, além

de serem de fontes não renováveis.

Propilenoglicol: solvente que, em altas concentrações e se deixado na pele

por muito tempo, pode causar ruptura da função barreira da pele.

Preservantes liberadores de formaldeído: a exposição a esses ingredientes

pode contribuir para a carcinogênese UV-induzida


Portanto, é visível o impacto que a análise cuidadosa dos ingredientes da sua fórmula pode ter no sucesso da sua marca, principalmente agora que o consumidor está cada vez mais preocupado em adquirir produtos que são de fato seguros.


Na Farmácia Jr., nós realizamos serviços de Revisão Bibliográfica e de Desenvolvimento Teórico de Cosméticos, e podemos te ajudar a tirar do papel os seus sonhos de produzir um cosmético seguro e de qualidade! Entre em contato através de nosso site e marque uma reunião diagnóstica gratuita!


Referências

https://escolhanatural.com/o-que-e-o-ewg/

https://www.ewg.org/skindeep/

https://www.skincarisma.com/

https://www.icosmetologia.com.br/

Posts recentes

Ver tudo