Ingredientes tóxicos e polêmicos nos cosméticos

Atualizado: Mar 31

A utilização de cosméticos para o embelezamento é antiga, datada de antes dos egípcios. Porém, é esse o povo que tem mais destaque nessa área. Todas as imagens modernas sobre o povo egípcio são acompanhadas com muitas pinturas de rosto e de corpo. Os cosméticos foram evoluindo ao longo dos anos, de acordo com o desenvolvimento de estudos, alquimia, testagem e necessidades da época.


Fazendo um comparativo com a atualidade, a fabricação de cosméticos adquiriu uma extensa tecnologia para criar produtos novos, seja para embelezar, rejuvenescer, hidratar, tirar a oleosidade... são incontáveis finalidades para atender diversos gostos, peles e preços.


Porém, com o crescente consumo desses cosméticos, se faz necessário o conhecimento sobre os ingredientes da formulação química. Existem muitos ingredientes que são tóxicos e prejudiciais à saúde de quem os consome e ao meio ambiente, sendo a maior parte deles desconhecidos pelo consumidor final. Então, para que os consumidores se conscientizem antes de comprar esses produtos prejudiciais, e para que, consequentemente haja uma mudança na postura desses fabricantes de não mais os utilizar, primeiro é preciso compreender quais são os ingredientes e os malefícios que eles trazem.




Triclocarban


É um bactericida potente, é muito encontrado em cremes para limpeza facial e desodorantes. Essa substancia é bio-acumulada em organismos aquáticos, sendo assim para ela chegar no organismo humano é fácil. Esse ingrediente, quando ingerido pode desregular alguns hormônios sexuais e facilitar o aparecimento principalmente do câncer de mama.


BHA (buthylated hydroxyanisole) e BHT (butylated hydroxytoluene)


São muito encontrados em sombras para olhos, batons e antitranspirantes. De acordo com o Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos, esses compostos são razoavelmente carcinogênicos para humanos.


Chumbo


É muito conhecido pelo dano à saúde humana, essa substancia ainda é bastante utilizada em produtos de tintura, como esmaltes, tinta para cabelo e batons.


Ftalatos


São usados para dar fragrância, como em perfumes e em produtos de limpeza. Essa substancia é danosa ao sistema endócrino, e em algumas fragrâncias causam dor de cabeça e/ou reação alérgica, em outras fragrâncias câncer e neurotoxicidade. Também são danosos a peixes e a flora marinha.


Parabenos


Químicos que possuem uma ação antifúngica e antimicrobiana eficiente, o que os fazem ser bons conservantes. Ele está presente em vários tipos de cosméticos, como maquiagens, hidratantes, esmaltes, óleos e até em tinta para tatuagem. Esse produto é tão sério que até em doses pequenas pode causar danos à saúde e ao meio ambiente. Ele é principalmente muito danoso ao sistema endócrino, também é associado ao câncer de mama.


Petrolatos (óleo mineral ou parafina)


Muito presentes em protetores labiais, produtos para cabelo e pele. Podem vir contaminados com impurezas carcinogênicas, já que são derivados de petróleo.


Sulfatos


Encontrados em xampus, espumas de banho e sabonetes líquidos. Podem irritar a pele e olhos, também podem causar dermatites e alergias. Podem vir a estar contaminados com 1,4-Dioxano, que é carcinogênico.


Cloreto de alumínio (Aluminium, Aluminium Chlorohydrate)


Encontrado em antitranspirantes. Essa substancia atrapalha o funcionamento dos gânglios linfáticos, e são toxicas ao organismo em determinadas concentrações. Ela demora ser excretada pelo corpo e impede também a excreção das outras substâncias do desodorante.


Nesse texto, foram apontados alguns ingredientes ainda muito utilizados e que são danosos a saúde e ao meio ambiente, porém existem muitos outros que devemos estar sempre acompanhando e verificando nos rótulos dos produtos que consumimos. Só assim será possível cobrar as empresas e diminuir a circulação desses.


A Farmácia Jr. realiza diversos serviços na área de cosméticos, sendo um deles o desenvolvimento de formulação. Para saber mais sobre esse e outros serviços, acesse nosso site e acompanhe nossas redes sociais!


7 visualizações0 comentário

© 2020 Desenvolvido por Farmácia Jr. Consultoria.