top of page
  • Raquel Xavier

Manipulados para pet: descubra como e porque sua farmácia deve entrar na onda!

Com uma população de aproximadamente 140 milhões de animais de estimação, o Brasil

se destaca no mercado pet mundial, ocupando o terceiro lugar no ranking global de participação nesse segmento. Mas será que durante a pandemia esse mercado não foi prejudicado? Não! Segundo o Instituto Pet Brasil, o faturamento do ramo cresceu 13,5% em 2020, fechando o ano em R$40,1 bilhões.

Descubra aqui como a sua farmácia pode se inserir nesse nicho tão amplo e em franco crescimento? Continue lendo pra saber mais!


Um cuidado mais especial e direcionado para os queridinhos da casa


Os donos de pet sabem que, por vezes, tratar de seus companheiros leais pode ser oneroso em vários sentidos: para o bolso, visto que é comum a prescrição de mais do que uma medicação para um único tratamento; para a administração dos medicamentos, por seus sabores e odores pouco atrativos aos animais, entre outros. Além do mais, uma vez finalizada a via terapêutica é comum que ocorram desperdícios, já que a dosagem pode não corresponder às quantidades do remédio de balcão.

Diante disso, os remédios manipulados são uma ótima alternativa para quem quer tornar essa experiência mais barata e agradável (para o dono e para o pet). Por serem personalizados, esses medicamentos são produzidos baseando-se exclusivamente na necessidade apresentada e podendo combinar, em um só composto, até mais de uma substância prescrita, causando diminuição do custo. Na manipulação também é possível deixar os remédios mais palatáveis e agradáveis para o bichinho, o que torna a experiência menos estressante e conquista maior adesão na hora de administrá-los.





Como habilitar minha farmácia nesse segmento?


Para manipular produtos de uso veterinário, a farmácia magistral deve estar registrada no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento), por meio do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro). No entanto, antes de entrar com a solicitação de registro junto ao MAPA, é necessário que se conheça as leis e regulamentações pertinentes, visto que o envio de documentos incompletos ou equivocados podem atrasar consideravelmente o processo.

O respaldo legal e regulatório para manipular produtos de uso veterinário para farmácias magistrais é relativamente recente. Os parâmetros e regras de registro e fiscalização tiveram início com o Decreto 5053/2004 e estão em constante atualização, como a Instrução Normativa nº11/2005, que foi complementada pela IN nº 41/2014, na qual passou a se permitir, em um mesmo espaço, a manipulação de medicamentos destinados a humanos e a animais desde que os insumos sejam comuns entre eles.

Em 2009, a resolução 504 do Conselho Federal de Farmácia regulamentou a atuação do farmacêutico com esses produtos, atualizando-a em 2013.


Confira aqui um guia completo para a utilização do SIPEAGRO e se aprofunde mais sobre

esses regulamentos e documentos necessários!


Mas por que é interessante aderir a manipulação pet?


Como dito no início do post, o campo de produtos veterinários como um todo está mais e mais forte no país com o passar do tempo. Observa-se, porém, que a manipulação de medicamentos para pet ainda não é bem desenvolvida, dando oportunidade àqueles que se inserem no ramo de se destacarem das demais farmácias não magistrais para os bichinhos.

Os laços progressivamente mais próximos e íntimos dos donos com seus companheiros reflete também na preocupação com os cuidados dos pets, que vem crescendo a cada ano. Sem dúvidas, veremos cada vez mais a procura por farmácias e empresas que prezam e se preocupam em atender os anseios dos donos para com seus animais de estimação. Com isso, mesmo passando por controles de qualidade e fiscalização rigorosos, a manipulação veterinária abre novos horizontes de alavancar seu empreendimento e representa um ótimo investimento para adentrar um mercado ainda pouco explorado e promissor.


Sabia que a Farmácia Jr. oferece serviços na área de farmácias e drogarias? Venha

descobrir como podemos te ajudar clicando aqui!


Referências:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page