Moduladores de Sensorial: O que são e como influenciam na formulação de cosméticos

Atualizado: Nov 24

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo utilizado algum produto cosmético que tenha um efeito mate, ou ainda, que dê a sensação de refrescância na pele. Essas sensações fazem parte da experiência do cliente e podem ser bem decisivas na avaliação do cosmético.


A experiência do consumidor é um dos aspectos mais relevantes a ser considerado na hora de confeccionar um produto. Por isso, é muito importante que a primeira impressão já influencie um impacto positivo em seu usuário.


Um dos ingredientes utilizados pela indústria farmacêutica e que são responsáveis por estimular os sentidos e sensações, e assim, conquistar seus consumidores, são os moduladores de sensorial. Você sabe o que são e como podem afetar a formulação de cosméticos? Leia o texto e entenda mais sobre o assunto!

Photo by Bee Naturalles on Unsplash

Moduladores de Sensorial - O que são?


São ingredientes utilizados para melhorar as características sensoriais de uma formulação cosmética. São esses os compostos responsáveis por fatores como o toque seco, a refrescância, o aumento de espalhabilidade, o efeito mate e outros.

Em geral, são encontrados em forma de pó e quem controla a sua adição e quantidade é o manipulador. Assim, é importante ter conhecimentos sobre o melhor aditivo para proporcionar os benefícios desejados.

Além disso, é muito comum entre os manipuladores observar a ocorrência do efeito rolling na base do produto, que é o esfarelamento ao ser aplicado na pele, e é causado pelo excesso de modulador. Nesses casos, pode-se utilizar algum silicone fluído que possa aumentar a espalhabilidade do sistema e diminuir o atrito com a pele.


Exemplos:


Cada modificador é capaz de produzir um efeito, dos quais pode-se citar os silicones, ésteres, hidrocarbonetos, ésteres de glicerila etoxilados, amidos, amidos modificados e polímeros.

Alguns exemplos são o uso da sílica, nylon-12 e o Marshmallow Powder, que é um tipo de polímero, para garantir aspecto aveludado. Há ainda o uso de amidos modificados, como de tapioca, milho e o Dry Flo®, que produzem aspecto de toque seco.

Os silicones são a classe mais utilizada de modeladores e possuem diversas funções, como garantir sedosidade, brilho e lubricidade.


Photo by Bee Naturalles

Por que estimular os sentidos?


Uma pesquisa realizada pela DSM Nutritional Europe revelou que a maioria dos usuários busca por três efeitos imediatos ao utilizar um cosmético: o foco suave, o toque seco e o aumento de cor.


O foco suave está relacionado ao desfoque das imperfeições da pele, enquanto o toque seco garante uma sensação de pele limpa e acabamento mate. O aumento de cor se refere às cores mais vibrantes e maior espalhamento, reduzindo assim, o tempo de aplicação.


Todas essas sensações provêm do estímulo de 3 principais sentidos: O olfato, visão e tato.


O olfato, além de ser o sentido de resposta mais rápida do ser humano, pois a resposta do nariz é diretamente direcionada para o cérebro, também está ligada à memória e sentimentos.

A visão está relacionada ao primeiro contato sensorial da pessoa com o produto, envolvendo todo o processo de compra, desde a embalagem, tamanho e cor do produto.

O tato é quem garante as sensações causadas pelo toque e é de grande importância no sensorial, uma vez que é sentido sobre a pele e cabelo.


Percebe-se então, que o estímulo desses sentidos é muito importante na aceitação do produto, uma vez que quanto mais agradável for a experiência, maior será a satisfação do cliente.


Photo by Bee Naturalles on Unsplash

Na indústria, são utilizadas análises sensoriais como instrumentos para mediar a relação indústria-consumidor e tornar possível e comercializável o desejo e expectativa de quem consome o produto e garantir a melhor experiência possível.


Gostou do tema? Você sabia que a Farmácia Jr. realiza diversas consultorias na área de cosméticos, como por exemplo, em formulações. Caso queira saber mais sobre nossa carta de serviços completa acesse o site, acompanhe nossas redes sociais e entre em contato conosco!




Referências:

1-https://www.cosmeticsdesign.com/Headlines/Promotional-Features/Sensory-modifiers-provide-instant-and-lasting-pay-off-in-personal-care-cosmetic-products

2- https://www.sensenova.com.br/blog/pesquisa-sensorial-producao-cosmeticos/

3- https://www.ulprospector.com/NewsArticles/ModifiersPT.pdf

4- http://www.dcquimica.com.br/carbomeros-silicones/

5- https://cosmeticaemfoco.com.br/artigos/analise-sensorial-em-cosmeticos/





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo