Similares lácteos: o que são? Trazem dano a saúde?

Você deve ter notado a aumento nos preços dos alimentos recentemente, principalmente nos produtos lácteos como manteiga e leite. Com esse aumento, o comercio tem tentando procurar alternativas para esses produtos e uma delas é o uso dos similares lácteos, um exemplo é o soro do leite.

Mas e ai, será que essa troca é uma boa ideia? Isso pode causar algum prejuízo para a saúde?



O que são os similares lácteos?


O soro do leite é um subproduto gerado na produção dos queijos e, geralmente vira matéria prima para a produção de bebidas lácteas e alguns whey protein.

Já as bebidas lácteas são compostas pela mistura do leite com o soro do leite, o que ajuda a diminuir o preço final do produto. Outros componentes, sendo um deles o amido, também podem ser adicionados as misturas lácteas como espessante.


Mas qual a diferença entre leite, soro do leite e bebida láctea?


A diferença entre o leite, o soro do leite e a bebida láctea está no preço e na quantidade de nutrientes de cada um.

O leite é mais caro e tem mais nutrientes, enquanto que a bebida láctea costumam ter adição de açúcar em suas misturas.



É possível substituir o leite convencional pelo soro do leite? Essa substituição faz algum mal?


Apesar de não ter nenhuma contraindicação do uso do soro do leite na alimentação, ele não substitui o consumo do leite pois não tem a mesma qualidade do leite convencional, visto que há perda de nutrientes como gordura, proteínas e vitaminas em comparação com o produto original.

Assim, as pessoas que usam do soro do leite como substituinte do leite, caso não tenham outra fonte na alimentação, podem apresentar carência desses nutrientes.


Além disso, o teor de lactose é mais concentrado no soro do leite, com isso, pessoas que tenham intolerância a essa substancia podem sofrer com algum desconforto.

Também não há contraindicação do uso do soro do leite em preparações como pães e bolos, porém pode ser que o produto final tenha um resultado diferente do esperado, devido à perda de valor nutricional do soro, em comparação com o leite.

Outro fator a ser levado em consideração é a importância que esses nutrientes teriam em outras funcionalidades dessas preparações como estrutura e crescimento.


Como a Farmácia Junior pode te ajudar?


É de extrema importância que tanto os consumidores quanto os produtores fiquem atentos as formulações e aos rótulos dos alimentos para que não sejam enganados na hora de fazer as compras, checando sempre a lista de ingredientes que deve constar na embalagem.

A Farmácia Júnior oferece diversas soluções na área de alimentos, dentre elas a rotulagem nutricional, que agrega valor nutricional aos produtos, o que pode aumentar as vendas, além de regularizar sua empresa e produto frente a ANVISA.


Se você se interessa por esse tipo de conteúdo e quer saber mais ou atua no mercado de alimentos, não deixe de conferir nossas redes sociais e entre em contato conosco para mais informações!


Por Leticia Coelho


Referências Biobligráficas:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/07/08/crise-faz-soro-de-leiteser-vendido-em-mercado-faz-mal-para-que-serve.htm https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2022/08/13/parece-leite-mas-nao-ecomo-crise-empobreceu-a-formula-dos-produtos-lacteos-do-brasil.htm https://www.otempo.com.br/opiniao/editorial/soro-do-leite-pele-de-frango-pobresrecorrem-aos-restos-de-comida-1.2699625 https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/07/parece-leite-condensado-mas-nao-esimilares-lacteos-ganham-espaco-com-inflacao-disparada.shtml

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1.png