Vitamina C e ácido hialurônico: funcionam mesmo?






A pele é um tecido que reveste todo nosso corpo e está diariamente exposta a fatores como: radiação solar, poluição, vento, poeira e outros agentes químicos capazes de danificar tal tecido. Por isso, os cuidados com a pele são fundamentais e merecem uma atenção especial.


Para atender essa demanda, o setor conhecido popularmente como skincare tem investido na inovação de técnicas, equipamentos, protocolos e produtos e têm despertado cada vez mais o interesse da população mundial em cuidar e se preocupar com a própria pele. No entanto, o crescimento desse mercado tem gerado preocupações quanto a qualidade e composição dos produtos que vêm sendo aplicados na pele devido a grande variedade disponível hoje. A vitamina C e o ácido hialurônico são dois dos ingredientes que estão em alta nas rotinas de beleza e ambos são aclamados por aqueles que querem prevenir o envelhecimento precoce. Mas será que você conhece as propriedades dos dois? Eles realmente cumprem esse papel na rotina de cuidados com a pele? Podem ser combinados? Vamos entender mais sobre isso!




A vitamina C e seus benefícios no cuidado da pele.



A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que apresenta inúmeros efeitos fisiológicos na pele, são eles:


  • Inibição da melanogênese, resultando no clareamento de manchas da pele;

  • Estimulação da síntese de colágeno;

  • Prevenção da formação de radicais livres que são os principais responsáveis pelos efeitos prejudiciais das radiações solares no envelhecimento da pele;

  • Efeito anti-inflamatório, podendo ser útil no tratamento de dermatoses inflamatórias, doenças auto-imunes e doenças fotossensibilizantes;


Dessa forma, por possuir tais propriedades, a vitamina C é amplamente utilizada como ingrediente em cosméticos, sendo implementada em diversos tipos de produtos, desde hidratantes até corretivos de maquiagem para atuar na prevenção e no tratamento anti-envelhecimento precoce.




O ácido hialurônico na saúde da pele



O ácido hialurônico é um componente que está naturalmente presente entre as células da pele e é uma das moléculas mais higroscópicas da natureza, já que, quando hidratado, pode aumentar cerca de 1000 vezes seu tamanho.


Contudo, assim como o colágeno, sua quantidade na pele diminui ao longo do tempo, o que gera espaço entre as células fazendo com que surjam rugas e linhas de expressão.

Por isso, os cosméticos com ácido hialurônico em sua composição são uma ótima opção para recuperar a elasticidade da pele e melhorar o aspecto das rugas, já que, o ativo nesses produtos ajudam a reter água, garantindo uma maior hidratação na pele.




Vitamina C + Ácido hialurônico: boa combinação?



Sim! Por possuírem diferentes propriedades essa combinação pode proporcionar uma hidratação profunda. Enquanto o ácido mantém a hidratação e preenche os sulcos da pele, a vitamina C funciona como um antioxidante e ainda protege contra os raios UV.


Contudo, não deixe de consultar um dermatologista antes de iniciar um tratamento facial, cada pessoa possui um tipo de pele e suas especificidades, e deve ser orientada por profissionais da área.

Lembre-se: o envelhecimento é um processo natural!


A grande quantidade de tratamentos e produtos que possuem rótulos “anti-envelhecimento” e “anti-idade” convencem a população mundial, principalmente as mulheres, de que apenas a juventude é viável, enquanto o envelhecimento é uma condição que deve ser evitada a todo e qualquer custo.


Todos os seres estão envelhecendo como consequência natural de estarem vivos. O ato de se cuidar deve fazer parte do processo de manutenção da saúde e bem-estar invés de se tornar uma ferramenta para o desejo irrealizável de se manter atemporal.


Sendo assim, a vitamina C e o ácido hialurônico realmente agregam aos cuidados com a pele mas devem ser desassociados do termo “anti-envelhecimento” pelos motivos já citados. Além disso, é indispensável que os componentes dos produtos cosméticos não sejam subestimados e usados sem restrições e orientações de profissionais, uma vez que esse hábito pode viabilizar alergias, irritações e intoxicações.


Nesse sentido, a Farmácia Jr. é uma empresa que presta diversos serviços voltados à área de cosméticos, como formulações e revisão de destes, saiba mais acessando a página dos nossos serviços


Gostou do texto? Continue lendo sobre o assunto em nosso blog e descubra os principais componentes dos cosméticos!


Referências Bibliográficas


https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962003000300002&script=sci_arttext



Por: Amanda Padovani

0 visualização0 comentário

© 2020 Desenvolvido por Farmácia Jr. Consultoria.