Você sabe como funciona o ácido hialurônico?

Considerada uma das substâncias mais queridinhas do momento, o Ácido Hialurônico se tornou muito famoso por completar a formulação de vários dermocosméticos e fazer parte de procedimentos estéticos, como o preenchimento injetável.

Mas o que é essa substância tão famosa, afinal?

O Ácido Hialurônico é uma substância produzida nos fibroblastos e tem a produção estimulada por mediadores inflamatórios ou através de fatores de crescimento.

Ela também está presente em várias regiões do nosso corpo, como nos músculos, ossos, sendo a principal substância que existe na nossa pele, que tem como função reter água, manter os tecidos hidratados e lubrificar as articulações, sendo normal que à medida que a pessoa envelhece, a produção de ácido hialurônico pelo corpo diminua.

O ácido hialurônico pode ser encontrado nas suas formas farmacêuticas de gel, creme, cápsulas.


Você sabe a diferença entre o ácido hialurônico injetável e em creme? Vamos falar sobre e elucidar suas principais dúvidas!


Tipos de uso do ácido hialurônico


Os possíveis tipos de se encontrar o ácido hialurônico para sua utilização como dermocosmético são:

  • Gel injetável: é a forma farmacêutica utilizada para o procedimento da moda — a harmonização facial — sendo o farmacêutico um dos profissionais habilitados que assegura que o procedimento seja executado com segurança.

  • Creme: o ácido hialurônico em cremes é usado principalmente no rosto, ajudando a manter a sustentação e a hidratação da pele, evitando, dessa forma, a flacidez, as linhas e sinais de expressão, preenchendo e mantendo a pele hidratada, viçosa e revitalizada.

  • Cápsulas: as cápsulas são usadas principalmente para evitar o surgimento de sinais de envelhecimento; para promover a regeneração da pele, reduzindo as rugas e manchas; aliviar dores articular, melhorando a lubrificação das articulações e evitar o desenvolvimento de osteoartrite, osteodistrofia ou artrite reumatoide. Além dessas aplicações, o ácido hialurônico também pode ser usado em cirurgias oftalmológicas, combate a aftas e conjuntivite.


Cuidados e precauções com o uso do dermocosmético


Após o preenchimento com ácido hialurônico, não faça atividades físicas, evite fazer massagens no local da aplicação, evite tomar sol, não se exponha a temperaturas extremas, use compressas de gelo no local, hidrate a pele corretamente, aplique antioxidantes e adote bons hábitos.

Eventos adversos podem acontecer, e é importante que tanto especialistas quanto pacientes saibam identificá-los para agir rápido e conter os danos.

Um dos perigos mais temidos do ácido hialurônico ocorre quando o produto é injetado na parte errada do rosto.

Com isso, o ácido hialurônico pode parar dentro dos vasos sanguíneos que irrigam a face, onde vai provocar um entupimento que leva à morte de tecidos de partes do nariz, dos lábios ou até um quadro de cegueira.

Para minimizar os danos, é possível utilizar uma enzima chamada hialuronidase, que tem a função justamente de absorver o ácido hialurônico aplicado de forma inadequada, fazendo antes um teste de alergia à mesma, incrível não é mesmo?

Além do entupimento de artérias e veias, outros efeitos colaterais possíveis são reações inflamatórias, marcadas por vermelhidão e inchaço, e a formação de nódulos no local da aplicação.

A boa notícia, por fim, é que, como o produto é absorvido pelo organismo, esses problemas costumam ser passageiros!


Dica: Procure um profissional com extrema experiência e qualificação na área.


Como a Farmácia Júnior pode te ajudar?


Em base à todas as informações que já falamos acerca do ácido hialurônico, seus tipos e indicações, nós da Farmácia Jr. Consultoria UFMG podemos te ajudar!

Na nossa carta de serviços oferecemos o serviço de rotulagem de cosméticos que pode regularizar seu produto nas exigências legais perante a ANVISA.

Entre em contato conosco e conheça mais acessando nosso site e nossas redes sociais.


Por Victória Torres


Referências:

https://www.scielo.br/j/abo/a/dF7ZbT5tnFS7mZTkHJfzQxs/?lang=pt https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/07/guia-do-acido-hialuronico-tudo-o -que-voce-precisa-saber.html https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2022/07/05/acido-hialuronico-os-riscos-e-contr aindicacoes-do-produto-que-virou-hit-contra-rugas.htm

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo