top of page
  • João Octávio Costa

A fidelização de clientes e o impacto nos empreendimentos

Atualizado: 30 de mar. de 2021

O processo de fidelização de clientes é fundamental para o crescimento e sucesso de uma empresa. Caso você não tenha noção do quão impactante é essa prática, continue lendo para descobrir!


Quais benefícios os clientes fidelizados trazem?


Um cliente possui benefícios únicos quando fidelizado, como um maior parcelamento de altos valores, descontos e ofertas exclusivas e informações privilegiadas da marca, se diferenciando assim dos demais compradores.

Por meio da fidelização de consumidores, torna-se possível a expansão do empreendimento, pois, por meio da divulgação boca-a-boca feita pelos próprios fiéis, acontece a indicação da marca para outras pessoas, ajudando na credibilidade do comércio.


O que é preciso para fidelizar um cliente?


Fidelizar os clientes, apesar de ser um ótimo objetivo para seu negócio, é uma construção que demanda foco e uma execução ótima dos seus serviços. O processo de fidelização é motivado por alguns fatores essenciais que devem estar presentes para o alcance dessa meta.

Uma relação de fidelidade é baseada na transparência e confiança naquilo que é entregue, entretanto, devido a concorrência de mercado, somente entregar serviços de qualidade pode muitas vezes não ser suficiente para o cliente se apegar a sua marca. É necessário surpreender o comprador de uma maneira contínua, o que gerará experiências únicas e despertará e manterá a preferência pelo seu empreendimento.

Porém, para colocar em prática ações que surpreendam o seu comprador é necessário conhecê-lo. Uma tendência nos consumidores para os próximos anos, mapeada pelo estudo realizado pela empresa britânica Euromonitor International, é o comportamento investigativo e reivindicador, isto é, consumidores cientes dos seus direitos e com a desconfiança nas informações fornecidas pelo fornecedor, sempre à procura de confirmar os dados.





Como posso surpreender os clientes?


O empreendimento consegue surpreender seus clientes por meio da melhora nos seguintes processos: características e qualidades próprias do produto, pelos efeitos sobre a experiência pessoal do cliente, na qualidade do atendimento na venda e, por último, na imagem da instituição e o que é associado à marca.

Podemos exemplificar na prática como esse processo de superar as expectativas do cliente pode acontecer. No meio farmacêutico, nas áreas de cosméticos, alimentos e drogarias, antecipar as demandas do mercado por meio da introdução de novos produtos se encaixa no aumento da qualidade própria da mercadoria, na melhora da experiência do cliente e na fortificação da imagem de sua empresa, criando um diferencial e possibilitando a fidelização. Nesse sentido, podendo ser uma alternativa para atingir essa meta, o serviço de pesquisa de mercado.

Já no ramo alimentício, é importante destacar que a impressão inicial que o consumidor possui sobre um alimento é o seu recipiente e as informações que o acompanham. Apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não preconizar a Rotulagem Nutricional obrigatória para todos os alimentos, devido a tendência dos consumidores de investigarem mais as origem do que consomem, é um grande diferencial que mesmo para os alimentos que não exigem a Rotulagem o produto venha acompanhado dela, pois criará uma relação de confiança no que é entregue, impactando na experiência do consumidor e na imagem da instituição, aumentando as chances de fidelização.


A Farmácia Jr. Consultoria UFMG oferece diversos serviços como o de rotulagem nutricional, pesquisa de mercado, determinação de tempo de prateleira, revisões bibliográficas, entre outras soluções que podem impulsionar a fidelização de clientes no seu negócio, nos ramos de Farmácia e Drogaria, Cosméticos e Alimentos. Para mais informações acesse nosso site e entre em contato conosco!



Referências

https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14026/000649603.pdf

https://www.promtec.com.br/tabela-nutricional/

https://www.agendor.com.br/blog/como-fidelizar-clientes/

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page