top of page
  • Lívia Rolim

Babosa: por que utilizá-la para abrir um negócio?

Atualizado: 6 de abr. de 2021

Desde a antiguidade, a babosa já era utilizada em rotinas de beleza das rainhas egípcias como Cleópatra, no cuidado da pele, do cabelo e também de soldados feridos na época de Alexandre, o Grande. As propriedades medicinais desta planta já eram exploradas há muitos séculos, desde o México, até a Mesopotâmia e a China antiga.

Atualmente, a Aloe Vera é principalmente utilizada na fabricação produtos de uso tópico, principalmente cosméticos. Nesse sentido, para a sua produção, utiliza-se a parte interna da folha, que contém um gel rico em água, açúcares, proteínas e vitaminas que são essenciais para os efeitos positivos da babosa.

Cosmético de babosa: natural ou industrializado?


Qual tipo de produto escolher, o natural ou industrializado? Essa é uma dúvida que assombra muitos consumidores, contudo é importante saber que quando feitos de maneira natural, os cosméticos de babosa aproveitam ainda mais as ações da planta, enquanto os produtos industrializados, muitas vezes, são feitos a base de babosa, podendo ser facilmente adulterados e com isso reduzir os efeitos benéficos causados por essa planta. Além disso, há a crescente procura por artigos cada vez mais naturais, com poucos produtos químicos na sua composição e também pouco impacto ao meio ambiente. Logo, além dos produtos naturais serem mais eficientes, eles são mais valorizados no mercado, constituindo uma área em expansão.



Quais são os benefícios da babosa para a pele?

Os produtos para pele feitos com Aloe Vera apresentam muitos benefícios, dentre eles:

  • Ação hidratante, reduzindo rugas e retardando o envelhecimento;

  • Ação anti-acne;

  • Evitam manchas na pele;

  • Tratamento de algumas doenças, como a psoríase;

  • Tratamento de pequenas feridas;

  • Prevenção de doenças de pele, como dermatites e até mesmo o câncer de pele.

A Babosa pode ser utilizada no tratamento de doenças como a Psoríase. Além disso, suas propriedades curativas facilitam a cicatrização de pequenas feridas.

Quais os benefícios da babosa para os cabelos?

A Aloe Vera também possui grande utilização nos cabelos, uma vez que:

  • Possui ação hidratante;

  • Apresenta ação nutritiva;

  • Protege os cabelos contra radiação UV;

  • Ajuda a reduzir coceiras e irritação no couro cabeludo;

  • Melhora a oleosidade dos fios;

  • Age contra a caspa.

Tantas vantagens como as citadas acima fazem com que cada vez mais as pessoas busquem utilizar dos benefícios da babosa para manter seus cabelos e pele saudáveis e bonitos.

As propriedades anti-inflamatórias da Aloe Vera podem auxiliar na redução de coceira e irritação no couro cabeludo.


É saudável ingerir babosa?


Diante de tantos benefícios, é difícil acreditar que a babosa possa causar danos quando consumida oralmente, por essa razão estão sendo realizados pesquisas para comprovar a atuação da planta dentro do organismo e se seus benefícios são maiores que seus malefícios quando ingerida, uma vez que ela poderia entrar em contato com outros sistemas vitais do corpo humano. Ademais, a ANVISA não regulamenta a produção e comercialização de alimentos com Aloe Vera, restringindo  seu comércio a cosméticos, envolvendo produtos de beleza e outros produtos de uso tópico.


Com o crescimento da utilização de produtos naturais e aumento da fabricação de produtos feitos a base de babosa, a Farmácia Jr. realizou um grande projeto de consultoria para descobrir qual alternativa seria mais viável economicamente para um produtor de babosa. O projeto foi um sucesso e ajudou o negócio do contratante a crescer, assim como nossa empresa e as pessoas envolvidas na execução do projeto.


Se interessou sobre a babosa e sua utilização em cosméticos feitos de forma natural? Tem interesse em alavancar as vendas de seu negócio? Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços na área de cosméticos.


137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page