Como e porque a sua farmácia deve se preocupar com a fidelização dos clientes?



É de conhecimento popular que, independente da área de atuação, um dos fatores mais importantes para o sucesso de um empreendimento é que o consumidor se torne um cliente fiel. Mas você já pensou sobre a importância da fidelização do cliente em uma farmácia? E mais importante: como fazer isso acontecer?

Continue lendo esse texto que vamos falar sobre e elucidar suas principais dúvidas!





Por que devo me preocupar com a fidelização dos clientes?

Grande parte dos consumidores necessitam dos produtos oferecidos

Quando falamos em drogarias, é importante ressaltar que uma grande parte dos consumidores ali presentes, são idosos ou portadores de condições especiais, que necessitam utilizar medicamentos continuamente para tratamentos de doenças crônicas.


A conservação de clientes é mais barata do que a conquista de novos

Todo empreendedor tem dois públicos que seu marketing deve atingir, um deles é aquele que conhece o seu produto e o outro é aquele que ainda não conhece. É possível economizar recursos, que são gastos em publicidade, comunicando-se de forma coerente com aquele cliente que já conhece seu trabalho e são fidelizados ao seu estabelecimento, através de um trabalho bem feito de pós-venda.


Clientes fiéis compram mais

É comprovado com base estudos realizados através de inteligência de dados implantação na rede de drogarias inova que de cada 100 clientes, 86 retornam à drogaria ao menos uma vez a cada 90 dias. Sejam eles apenas produtos medicamentosos, ou também produtos de cuidados pessoais.


Nessas condições, é essencial que ocorra a fidelização do seu cliente, uma vez que ele sempre precisará ir em uma farmácia para adquirir novos produtos, e se essa farmácia será a do seu concorrente ou a sua, dependerá de três fatores: sua pré-venda, a venda e o pós-venda.


Como fidelizar meu cliente?

Agora que já está clara a suma importância da fidelização do seu cliente, fica a questão: como fazer? A seguir elaboramos uma lista, com os tópicos fundamentais, para te auxiliar nesse processo de tornar seu cliente fiel.


Na pré-venda:

  • Qualificação dos funcionários

É essencial que seus profissionais sejam capacitados, conhecendo profundamente os produtos comercializados e suas respectivas funções, para poder auxiliar da melhor maneira possível o cliente que está comprando.



  • Busque melhorar a experiência do cliente no estabelecimento

Se preocupe em proporcionar uma boa experiência para o cliente em seu estabelecimento, faça adaptações que proporcionem uma maior acessibilidade a todos, como por exemplo: rampas de entrada para cadeirantes e pisos táteis para os deficientes visuais.

  • Busque facilitar a compra do seu cliente

Outro ponto a se notar é sobre a organização dos produtos na sua loja. Procure sistematizar a localização dos mesmos para que os clientes tenham mais facilidade em encontrar os produtos desejados. Corredores e prateleiras bem sinalizados têm extrema importância no que diz respeito a causar uma boa impressão ao comprador.


Na venda:

  • Atente-se aos preços dos produtos

Seja consciente na precificação dos seus produtos, o público tem várias formas de pesquisa nos tempos atuais, dessa forma é primordial ter um preço competitivo.

  • Atenção ao cliente

Um dos fatores que influenciam muito na preferência do cliente, é ter auxílio dos profissionais que trabalham no comércio para auxiliá-los em suas dúvidas e escolhas.

  • Mostre, durante o processo de venda, as vantagens de ser cliente

Criar um programa de vantagens para aqueles clientes que compram em sua farmácia torna vantajosa a escolha de comprar em seu estabelecimento, portanto é interessante investir em programas de vantagens, com descontos especiais.





No Pós-venda:


  • Entenda o que o cliente sentiu na experiência da compra

Fazer pesquisa de satisfação com o cliente é essencial para que você consiga entender os pontos positivos a serem mantidos e os pontos negativos a serem melhorados no empreendimento.


  • Promoções especiais para clientes fidelizados

Para aquele cliente que já comprou na farmácia, é importante que tenha acesso a informação de promoções que as pessoas que não compram não tem. Isso é essencial para que as relações se estreitem entre o cliente e a empresa, tornando essa cada vez mais sólida.


Conseguiu perceber que o investimento em práticas que auxiliem a fidelização é extremamente importante?

Nós da farmácia Júnior oferecemos soluções em na área de Farmácias que podem te ajudar a impulsionar sua farmácia e transformar o futuro do seu negócio! Visite nosso site e entre em contato conosco.




Referências:

https://redeinovadrogarias.com.br/qual-a-importancia-do-pos-venda-para-as-farmacias-como-fidelizar-clientes/

https://www.hipolabor.com.br/blog/como-fidelizar-clientes-de-uma-farmacia-entenda/

https://www.farmarcas.com.br/seis-orientacoes-sobre-como-fidelizar-clientes-farmacia/


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1.png