top of page
  • Tainara Lopes

Farmácia e Drogaria: Quais as Diferenças?

Atualizado: 30 de mar. de 2021





É extremamente comum que as palavras “farmácia” e “drogaria” sejam usadas como sinônimos, porém, utilizá-las dessa forma não é o mais correto. Apesar de ambos serem estabelecimentos onde são prestados serviços nas áreas da assistência farmacêutica e da saúde, farmácias e drogarias possuem grandes diferenças.


Neste texto veremos quais diferenças são estas e como isso pode influenciar na hora de abrir o seu negócio.



Afinal, qual é a diferença?


As Farmácias são estabelecimentos que comercializam medicamentos e manipulam fórmulas magistrais, onde a descrição dos constituintes do medicamento constam em uma farmacopeia, e oficinais, onde a descrição da composição do medicamento é feita por um médico. Já as Drogarias são estabelecimentos exclusivos de dispensação e comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, segundo a Lei 5.991 de 17 de dezembro de 1973.


Além da manipulação, também é restrito às farmácias a dispensação de plantas medicinais e o comércio de essências florais, empregadas na floralterapia.


Quais são os pontos positivos e negativos de cada estabelecimento?


  • Farmácias


Pontos Positivos


Além de maior possibilidade de retorno de financeiro, por abranger maior número de serviços prestados e produtos oferecidos, as farmácias oferecem um atendimento mais personalizado para seus clientes, viabilizando, através de um atendimento e produtos de qualidade, uma fidelização dos mesmos.


Pontos Negativos


Para abrir uma farmácia o investimento inicial é maior do que para abrir uma drogaria, devido aos produtos, capacitação dos profissionais e estrutura física da mesma. A legislação vigente é extremamente rigorosa e detalhista quando se diz respeito à estrutura física das farmácias, sendo necessário um espaço exclusivo para as manipulações, para armazenamento dos insumos e matérias primas, forma adequada para descarte e até mesmo sistema diferenciado de filtração para a água utilizada nas manipulações.

Além do investimento, é necessário saber se a comunidade próxima ao local onde será aberta a farmácia é adepta a utilização de medicamentos manipulados. Algumas pessoas possuem uma certa resistência em fazer uso desse tipo de medicamento.



  • Drogarias


Pontos Positivos


A legislação para abertura de drogarias não possui tantas exigências para seu espaço físico, porém, ainda assim é muito mais rígida do que a para abertura de outros comércios.

Não é necessário um laboratório de manipulação, por exemplo, fazendo com que o investimento inicial para abrir uma Drogaria se já mais baixo que o investimento para abrir uma Farmácia.

Segundo o SEBRAE, as drogarias respondem por 80% do escoamento de medicamentos da indústria.


Pontos Negativos


Uma drogaria por não oferecer o serviço de manipulação de medicamentos, por exemplo, possui um menor leque se serviços e produtos a serem ofertados, portanto, menos possibilidades de retorno financeiro.



Semelhanças entre Farmácias e Drogarias


Apesar de todas as diferenças citadas anteriormente, farmácias e drogarias possuem em comum produtos e serviços oferecidos.


Segundo a INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 9, DE 17 DE AGOSTO DE 2009, Farmácias e Drogarias podem oferecer produtos como:


  • Medicamentos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico in vitro, entre os produtos para diagnóstico in vitro, é permitida a comercialização apenas dos produtos para autoteste, destinado a utilização por leigos, como por exemplo, o teste de gravidez;

  • Alguns tipos de alimentos, como alimentos para dietas com restrição de nutrientes, etc.


E serviços como:

  • Dispensação e Orientações sobre o uso de medicamentos;

  • Administração de medicamentos;

  • Monitoramento da pressão arterial;

  • Monitoramento de glicemia capilar;

  • Monitoramento de temperatura Corporal;

  • Perfuração de lóbulo auricular;

  • Participação em campanhas de Promoção à Saúde.

Que podem trazer uma outra fonte de renda para estes comércios.


Outra semelhança é que em ambos é necessário a presença de um(a) farmacêutico(a) responsável durante todo o horário de funcionamento. Também é necessário que o farmacêutico seja capacitado em efetuar os serviços listados acima.


Como pudemos ver, existem semelhanças e diferenças entre farmácias e drogarias, o que torna complicado o entendimento e a escolha de em qual investir.


Para te auxiliar a entrar de cabeça no mundo de promoção da saúde, mas com responsabilidade e segurança, seja com farmácia ou drogaria, a Farmácia Jr. Consultoria UFMG oferece o serviço de Pesquisa de mercado, onde te ofereceremos o auxílio necessário definir:

  • O melhor local para abertura da Farmácia ou Drogaria;

  • Público alvo do empreendimento;

  • Melhores fornecedores;

  • Em quais produtos e serviços investir.

Entre outras coisas que vão te dar a base necessária para trilhar este caminho!

Para saber mais sobre este e outros serviços, visite o nosso site!

Referências:

  • Portal Sebrae

  • Biblioteca Sebrae

606 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page