top of page
  • Gilberto Vieira

Fatores que influenciam a estabilidade de produtos cosméticos

Atualizado: 30 de mar. de 2021


De acordo com a série temática da Anvisa que diz respeito ao controle de qualidade de cosméticos, cada componente da formulação, seja um componente ativo ou não, pode afetar a estabilidade do produto como um todo. Dessa forma, variáveis envolvidas com o processo de fabricação, o material de acondicionamento, as condições ambientes ou de transporte podem influenciar diretamente na estabilidade do cosmético em desenvolvimento. Esses fatores envolvidos com a estabilidade dos produtos cosméticos podem ser divididos em dois grupos: fatores extrínsecos e intrínsecos.


Se interessa pelo tema? Continue acompanhando nosso texto!



Foto por RAEng em Unsplash.com



Fatores extrínsecos


Os fatores extrínsecos são os fatores externos, isto é, embalagens, condições de temperatura e umidade, por exemplo. Esses fatores podem catalisar um processo de degradação da fórmula e até mesmo provocar reações indesejadas no produto. São eles:


a) Material de Acondicionamento:

Os materiais utilizados para o acondicionamento dos produtos cosméticos, como vidro, papel, metal e plástico podem influenciar na estabilidade. Devem ser efetuados testes de compatibilidade entre o material de acondicionamento e a formulação, a fim de determinar a melhor relação entre eles.


b) Luz e Oxigênio:

A luz ultravioleta, juntamente com o oxigênio, origina a formação de radicais livres e desencadeia reações de óxido-redução. Os produtos sensíveis à ação da luz devem ser acondicionados ao abrigo dela, em frascos opacos ou escuros e devem ser adicionadas substâncias antioxidantes na formulação, a fim de retardar o processo oxidativo.


c) Umidade:

Este fator afeta principalmente as formas cosméticas sólidas como talco, sabonete em barra, sombra, sais de banho, entre outras. Podem ocorrer alterações no aspecto físico do produto, tornando-o amolecido, pegajoso, ou modificando peso ou volume, como também contaminação microbiológica.


d) Microrganismos:

Os produtos cosméticos mais suscetíveis à contaminação são os que apresentam água em sua formulação como emulsões, géis, suspensões ou soluções. A utilização de sistemas conservantes adequados e validados (teste de desafio do sistema conservante - Challenge Test), assim como o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação são necessários para a conservação adequada das formulações.


e) Temperatura:

Temperaturas elevadas aceleram reações físico-químicas e químicas, ocasionando alterações em: atividade de componentes, viscosidade, aspecto, cor e odor do produto. Baixas temperaturas aceleram possíveis alterações físicas como turvação, precipitação e cristalização.



Fatores intrínsecos


Os fatores intrínsecos são aqueles referentes aos próprios componentes da formulação cosmética. É necessário estar atento aos componentes e as suas características físico químicas, já que a interação entre dois ou mais dos ingredientes podem provocar instabilidade e consequente degradação do produto. São exemplos de fatores intrínsecos:


a) pH:

Para que o produto cosmético seja desenvolvido e produzido com qualidade, é necessário compatibilizar três aspectos referentes ao pH: estabilidade dos ingredientes da formulação, eficácia e segurança do produto.


b) Reações de Oxirredução:

São reações que podem tanto ser de redução ou oxidação, levando a alterações da atividade das substâncias ativas, das características organolépticas e físicas das formulações.


c) Reações de Hidrólise:

Acontecem na presença da água, sendo mais sensíveis substâncias com funções éster e amida. Quanto mais elevado o teor de água da formulação, mais provável a ocorrência desse tipo de reação.


d) Interação entre Ingredientes da Formulação:

São reações químicas indesejáveis que podem ocorrer entre ingredientes da formulação anulando ou alterando sua atividade.


e) Interação entre Ingredientes da Formulação e o Material de Acondicionamento:

São alterações químicas que podem acarretar modificação em nível físico ou químico entre os componentes do material de acondicionamento e os ingredientes da formulação.



Importância do estudo de estabilidade


O estudo da estabilidade de produtos cosméticos nos fornece informações que indicam o grau de estabilidade relativa de um produto em diversas condições a que possa estar sujeito desde sua fabricação até o término de sua validade. Assume-se como relativa, uma vez que sofre mudanças com o tempo e em função de fatores que aceleram ou retardam alterações nos parâmetros do produto o qual fora submetido ao estudo.


Mediante tal premissa, temos que esse serviço contribui intimamente para a orientação no que versa ao desenvolvimento da formulação e do material de acondicionamento adequado; fornecimento de subsídios para o aperfeiçoamento das formulações; estimativa do prazo de validade e fornecimento informações para a sua confirmação; auxílio no monitoramento da estabilidade organoléptica, dentre outros esclarecimentos.


A Farmácia Jr. presta consultoria na área de qualidade e elaboração de cosméticos. Nos siga nas redes sociais e entre em contato conosco para agendar uma reunião diagnóstico gratuita!



Referências






2.468 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page