top of page
  • Isabelle de Paiva Alves

Os cosméticos realmente ajudam no crescimento capilar?


Você já deve ter ouvido falar de algum produto milagroso que prometia o crescimento em excesso do cabelo. Será que esses cosméticos possuem algum fundamento ou podem realmente ajudar no crescimento capilar? Vamos falar sobre e tirar suas principais dúvidas e curiosidades!




O ciclo de vida do pelo:

Para começarmos relacionar os cosméticos com o crescimento capilar vamos falar primeiro de um ponto muito importante, possivelmente até o principal, e que muitas pessoas não sabem: o crescimento capilar está ligado ao ciclo de vida do pelo.


Existem três fases de crescimento do cabelo que constituem o ciclo capilar, sendo elas:


  • 1ª: Fase anágena: É a fase crescimento, ou conhecida por fase ativa. O cabelo cresce aproximadamente 1cm a cada mês e pode permanecer nesta fase entre três e seis anos, e é nela que as células mortas mais antigas são empurradas para fora do bulbo capilar, gerando o crescimento do fio.


  • 2ª: Fase catágena: É a fase da transição, ou repouso, dura em média três semanas e só é iniciada que a fase de crescimento do fio é finalizada. Nela ocorre a preparação do descanso do fio, ou seja, para de crescer, para que eventualmente ele caia. No período catágeno o cabelo ainda está no folículo piloso, porém não existe mais crescimento, pois o folículo entra em colapso para liberar a queda do fio.


  • 3ª: Fase telógena: É a fase da queda e ocorre após a fase de repouso (catágena). Nela o cabelo é liberado e cai do folículo piloso, esse que fica inativado por quase 3 meses, e, a partir desse período, todo o processo se inicia novamente com a fase anágena.


Foto de Capellux


E o que isso significa na prática?


Significa que mesmo usando produtos de extrema excelência, às vezes por conta da sua genética, momentaneamente, ele não seja favorável.


Isso ocorre pois as fases do ciclo capilar não permitem que seu cabelo cresça igual ao de uma pessoa que está em uma fase anágena muito boa. E por isso, as pessoas que notam que o cabelo estagna em um certo comprimento têm uma fase anágena mais curta do que outras, cujos cabelos crescem mais e, por isso, os cosméticos não serão o principal recurso para o crescimento capilar, apesar de ajudarem.


Porém, não precisa se desesperar, a fase ativa de crescimento dura em torno alguns anos, ou seja, pode ser que daqui há um tempo você estará nela, porém, enquanto esse momento não chega, existem sim algumas maneiras que podem te ajudar a ter um melhor crescimento dos seus fios.



Que tipos de cuidado são necessários?

Cada fio de cabelo nasce em um lugar chamado bulbo capilar, que está nos folículos capilares, e ele é relacionado a uma “fábrica em miniatura” pois é onde ocorrerá a divisão celular.


Assim, quanto maior for a divisão celular, maior será a quantidade de células mais antigas que serão empurradas para fora do bulbo, consequentemente do folículo, e crescerão como uma haste capilar, ou popularmente, os fios.


Existem alguns métodos, cosméticos e hábitos que você pode fazer, usar e começar a ter que impulsionarão a divisão celular ou prolongarão a fase anágena do seu cabelo.


  • MÉTODO DA MESOTERAPIA CAPILAR:

Também conhecido como Intradermoterapia Capilar, é um procedimento feito por sessões, onde são aplicados compostos vitamínicos específicos no couro cabeludo por meio de microagulhamentos a

fim de diminuir a queda e estimular o crescimento e fortalecimento de fios.


Esse método faz com que ocorra uma grande divisão celular no local pelo aumento do fluxo sanguíneo e

dos nutrientes.


Geralmente, são feitas 6 sessões para que os resultados sejam visíveis, podendo variar de acordo com o caso clínico de cada paciente e seu objetivo. Contudo, como essas sessões variam de R$150,00 até R$200,00 reais as pessoas buscam por cosméticos que também ajudam e são financeiramente mais baratos.


Foto de Anapelle


  • COSMÉTICOS:

- Minoxidil: ajuda a recuperar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento;

- Óleo de semente de abóbora e de alecrim no shampoo (não aplicar diretamente na pele);

- Shampoo de cetoconazol;

- Uso de proteína capilar;

- Produtos que possuam cafeína como um ingrediente.

  • ALIMENTAÇÃO

Alguns alimentos que podem ser inseridos na dieta e contribuem para impulsionar o crescimento capilar são:

- Proteína;

- Ômega 3 e 6;

- Zinco, biotina e ferro,

- Vitamina B-5, C e D

- Consumir no mínimo 2L por dia de água.


E lembre-se, antes de tomar qualquer medicamento ou comprar algum cosmético entre em contato com um profissional pois somente ele realmente o ajudará a cuidar da melhor maneira para nutrir os fios mais finos e estimular o crescimento dos adormecidos.




Conseguiu ver como o crescimento capilar não está diretamente ligado aos cosméticos, e sim que eles são um auxílio?


Nós da Farmácia Júnior oferecemos serviços na área de cosméticos que podem te ajudar a criar um produto maravilhoso, além de transformar o futuro do seu negócio! Visite nosso site e entre em contato conosco.



Referências:






727 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page