Ficha Técnica: Qual a sua importância?

A ficha técnica é um documento que contém todas as instruções necessárias para elaborar determinada receita, detalhando todos os processos do seu modo de preparo, ingredientes e custo.

Ela é essencial de se ter em um restaurante ou estabelecimento alimentício geral para garantir a constância de qualidade de seus produtos!


Mas afinal, qual a importância de uma ficha técnica?

Primeiramente, através da ficha técnica, é possível garantir uma maior padronização de suas receitas, pois detalham exatamente todos os procedimentos e ingredientes utilizados. Assim, evita riscos do seu cliente experimentar a comida em um dia, e em outro estar com o sabor completamente diferente!

Outro ponto muito importante de explicar os procedimentos, é que auxilia a aumentar o rendimento, visto que terá detalhado exatamente as quantidades necessárias de cada ingrediente, assim como efetuar a etapa minimizando desperdícios.

Sem contar que se tiver que contratar novos cozinheiros e funcionários, com tudo explicadinho será muito mais fácil de conseguirem preparar os pratos na mesma qualidade dos funcionários mais experientes! Ou seja, é ótimo para gestão de conhecimento e garantir que nenhuma informação se perca com uma eventual saída dos seus chefs.


Agora falando de um ponto de vista financeiro, a ficha técnica também pode conter informações sobre os preços do produto, preço da quantidade utilizada, rendimento, dentre outras informações que permitem calcular com exatidão o gasto do produto, podendo oferecer preços mais justos sem a chance de estar dando prejuízo ou estar superfaturado.

Além disso, sendo o dono do restaurante, com todos os dados exatos dos custos e de quanto o produto é vendido, é possível ter muito mais controle sobre o que entra e sai do seu estabelecimento, podendo traçar estratégias assertivas de quais ingredientes comprar mais e quais menos, com a certeza de que não vai faltar nada ou jogar fora! Hora de dizer adeus a estoques gigantescos!

Ao saber de tudo o que está acontecendo em sua cozinha, é possível fazer estratégias mais audaciosas que podem aumentar seus lucros, porém com riscos bastante reduzidos, como por exemplos: promoções dos pratos que saem mais, deixar de comprar algum ingrediente caro de um prato que nunca sai, ou mesmo deixar pratos já pré-preparados para acelerar a produção, dentre outros!

Contudo, para melhorar o acesso à informação e garantir que as fichas técnicas sejam o mais objetivas possíveis e com apenas informações relevantes para quem as usa, elas são divididas em dois tipos, sendo elas a ficha técnica operacional e a ficha técnica gerencial!

Mas então, qual a diferença entre elas?

A ficha técnica operacional é a que vai estar sendo disponibilizada para os chefs e funcionários, nela vai conter todas as etapas da elaboração do prato, nos mínimos detalhes. Assim, nela vai ter os ingredientes e suas quantidades, modo de preparo detalhado, rendimento, instruções de como montar o prato, com foto, além de outras informações específicas que possam ser relevantes



Já a ficha técnica gerencial vai ser mais utilizada pelo gestor, nela vai conter tudo que é relacionado com os custos do prato. Então vai considerar o custo pela quantidade exata de ingrediente gasto, cotação dos preços no mercado, valor pelo rendimento, custo do que é desperdiçado no processo, custo de energia e processos, margem de lucro, além de outras informações relevantes, que fazem o gestor ter plena certeza do quanto está gastando e ganhando.


Como a Farmácia Júnior pode te ajudar?


A ficha técnica é muito relevante para os estabelecimentos alimentícios poderem garantir que seus produtos mantenham sempre a qualidade e não haja perdas nos processos de produção e gerenciamento.


A Farmácia Jr. oferece diversas soluções na área de alimentos, dentre elas, elabora fichas técnicas, operacionais e gerenciais, de acordo com a necessidade do cliente!

Caso esteja buscando alavancar seu estabelecimento com o uso de fichas técnicas, contate a Farmácia Jr e marque uma reunião diagnóstica completamente gratuita!


Se você se interessa por esse tipo de conteúdo e quer saber mais ou atua no mercado de alimentos, não deixe de conferir nossas redes sociais para mais informações!


Por Victor Modesto


Referências Bibliográficas:


https://www.instagram.com/p/CaZ4IOlO06C/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

https://www.instagram.com/p/CZ2RxByu_EC/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

https://www.instagram.com/p/CZrkLgTOzP4/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

https://www.menucontrol.com.br/como-fazer-uma-ficha-tecnica/

https://saipos.com/gestao-de-restaurante/ficha-tecnica-restaurante

9 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png