Hidratantes: Como atuam na pele?

Por Maria Luiza Ferreira


Hidratar a pele consiste em repor e reter água nas camadas mais superficiais da pele, sendo elas a epiderme e a derme. Dessa forma, manter a pele hidratada é de extrema importância para que tenhamos uma pele saudável, evitando sua irritação, além de melhorar sua textura e protegê-la de agentes externos presentes no ambiente.


O corpo humano é formado por diversos órgãos, sendo a pele o maior deles.


A pele humana é subdividida em camadas, sendo elas a epiderme (que é a camada mais externa), derme (a camada intermediária) e a hipoderme (que é a camada mais profunda).


A pele possui diversas funções, como por exemplo a proteção contra desidratação do corpo, funciona como uma barreira física, auxilia na regulação da temperatura corporal e vários outros propósitos que são de extrema importância para manter nosso corpo em equilíbrio com o ambiente.


Para obter uma pele hidratada podemos fazer uso dos hidratantes, que são produtos essenciais para quem quer manter uma pele saudável, mas você sabe como os hidratantes funcionam? Descubra a seguir.

Foto de Shiny Diamond no Pexels

Como manter a pele hidratada?


Agora que sabemos a importância de manter a nossa pele hidratada, vamos descobrir como fazer isso, quais produtos devem ser utilizados e como eles funcionam.


Podemos começar com a ingestão diária de pelo menos 2 litros de água, afinal, o principal meio de hidratar o nosso corpo é através da ingestão de uma quantidade adequada de água por dia. Além disso, também podemos fazer uso dos hidratantes corporais, que podem ser usados de acordo com o seu tipo de pele e as suas necessidades.


Em geral, os hidratantes funcionam de três principais maneiras, sendo elas:

  • Por oclusão (o hidratante funciona como uma barreira na pele, impedindo que a água evapore nas camadas mais externas);

  • Por umectação (nesta, as substâncias retêm a água presente no ar ambiente, e a utiliza para hidratar e emulsificar a pele);

  • Por hidratação ativa, que funciona juntando as duas últimas formas, onde o hidratante apresenta componentes capazes de ocluir a pele, evitando sua desidratação por evaporação, e possui também substâncias capazes de absorver a umidade ambiente.

Dessa forma, saber qual seria o hidratante que melhor funciona na sua pele irá depender de vários fatores, à exemplo do tipo de pele que você possui (se é uma pele seca, uma pele oleosa, entre outras características), e os componentes do hidratante que irão agir da melhor forma no seu corpo.


Quais os ativos ricos em potencial hidratante


Como dissemos anteriormente, os hidratantes podem apresentar diversos compostos que apresentam as mais variadas formas.


Em hidratantes que funcionam de forma oclusiva, é comum encontrar compostos mais oleosos, pois como os óleos não são capazes de “misturar” com a água, formam uma barreira em nossa pele, impedindo que ela evapore, o que proporciona às camadas mais interiores uma maior retenção de água, e consequentemente, maior umidade.


No caso dos hidratantes que funcionam de forma umectantes, é comum encontrarmos substâncias chamadas higroscópicas, ou seja, que são capazes de absorver e reter a água no meio ambiente. Podem ser citadas a glicerina, que é derivada de óleos vegetais, e o D-pantenol, que após reações químicas no nosso corpo forma a vitamina B5.


Já os hidratantes que funcionam tanto de maneira oclusiva, quanto de forma umectante, é comum serem apresentados como emulsões (emulsões são misturas de compostos que não se misturam entre si, formando duas fases), que são formadas tanto por óleos quanto por substâncias umectantes. Para esse tipo de hidratante, geralmente são feitos de substâncias chamadas hidratantes biológicos, como a uréia, aminoácidos e também o ácido hialurônico, que são capazes de estimular a produção de agentes hidratantes no nosso corpo.

Foto de Sora Shimazaki no Pexels

Atualmente no mercado, há diversos produtos que são considerados hidratantes, podendo ser citados as loções, os cremes hidratantes, as manteigas hidratantes, e ainda os óleos, sendo esse último mais utilizado em peles extra secas.


Muito legal saber mais sobre os diversos tipos de hidratação, não é mesmo? Atualmente, somos capazes de ver que o mercado de cosméticos está em constante evolução, e os hábitos de higiene e cuidados corporais têm crescido cada vez mais.


De forma mais ativa, as pessoas estão buscando os cuidados com o corpo, seja por meio de atividades físicas até a cuidados com a pele, fazendo uso de produtos existentes no mercado. Tal fato mostra o quão importante é o mercado de cosméticos e a sua empresa!


Para auxiliar o seu negócio a acompanhar as mudanças do mercado, a Farmácia Jr. apresenta diversas soluções, sendo uma delas o Desenvolvimento de Formulação de Cosméticos.


Você quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato com o nosso time através do nosso site, ou ainda através do nosso Instagram, e marque uma reunião diagnóstica totalmente gratuita!



Referências:

https://www.belezatoday.com.br/conheca-os-diferentes-tipos-de-hidratante-corporal/

https://www.belezatoday.com.br/como-funciona-o-hidratante-e-a-hidratacao-da-pele/

https://revistahec.com.br/voce-sabe-como-funciona-um-hidratante/

http://34.233.57.254/index.php/uninga/article/view/593