Maquiagens e metais pesados



A evolução dos cosméticos ocorreu juntamente com a evolução da humanidade. Se analisarmos a história do surgimento das civilizações vimos que os homens da pré-história se camuflavam com pinturas corporais para caças e também para aterrorizar inimigos. Na sociedade egípcia as substâncias naturais foram usadas para cuidados pessoais. Eles usavam leite, mel e farelos vegetais para a produção de pastas, que serviam para prevenir as rugas. Na idade média a maquiagem era usada para representar uma pele mais jovem, disfarçando as diversas doenças que existiam naquele período. No início do século 20, com a influência do cinema e teatro, foi adotado o uso de maquiagens no dia-a-dia, fomentando e normalizando a utilização desses produtos.


Na sociedade contemporânea existem diversos tipos de cosméticos, com variados ingredientes, como vitaminas, esfoliantes químicos, polímeros e também metais pesados, e é sobre eles que vamos falar neste artigo.


Você sabe quais os metais pesados mais utilizados nos cosméticos que você utiliza? Qual a ação desses metais na sua pele, cabelo e unhas? Para saber mais continue lendo nosso texto!


O que são metais pesados.


Metais pesados são metais densos com capacidade de atrair algumas substâncias importantes do nosso corpo, como proteínas e enzimas. Com isso, podem desencadear diversos problemas de saúde, como irritações na pele e até mesmo câncer. A ANVISA regulamenta na RDC Nº 15 de 2013 uma lista de substâncias que podem ser usadas na fabricação de cosméticos, os quais todos os metais utilizados possuem uma quantidade máxima nos produtos, o chumbo, por exemplo, é permitido até 20 ppm (partes por milhão).


Metais pesados nas maquiagens.


Atualmente, surgiram os cosméticos “clean beauty” que trazem o conceito de “beleza limpa”, que procura cosméticos sem ingredientes nocivos à saúde do ser humano. Porém, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) detectou a presença de chumbo em batons veganos, orgânicos e naturais, mas todos estavam dentro da quantidade que a legislação brasileira permite.


Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São João Del-Rei analisou os Riscos Biológicos Associados à Cosméticos e encontrou metais pesados em diversas maquiagens. Em sombras e blushes foram encontrados cromo (Cr), Arsênio (As) e mercúrio (Hg), que servem como substâncias pigmentadoras. O tema é relevante, pois estudos mostram que o Arsênio pode causar distúrbios na pele, distúrbios nervosos circulatórios e periféricos. Em pó facial, batons e lápis de olho pode-se encontrar antimônio (Sb), metal que pode causar vômitos, diarréias, úlceras e até mesmo alterações pulmonares no corpo. Cobalto (Co) e Níquel (Ni) podem ser encontrados em sombras para os olhos, pintura de rosto, creme de cabelos e batons, podendo causar alergias e dermatites de contato. O Cromo (Cr) pode ser encontrado em delineadores, sombra, batom, pó e lápis de olho e, em seu estado oxidado, pode causar alergias de contato. Outro metal bastante utilizado na fabricação de cosméticos é o Chumbo (Pb), esse metal pode interferir na síntese de hemoglobina e canais de cálcio e pode ser encontrado em corantes para cabelos (como acetato de chumbo) e batons, delineadores, lápis para os olhos e creme para os cabelos.




Fiscalização e legislação


No Brasil o órgão regulamentador e responsável por fiscalizar o uso de metais pesados em cosméticos é a ANVISA. De acordo com a legislação, a quantidade permitida desses metais é muito pequena e por isso não é necessário colocá-los na lista de ingredientes do produtos. Com isso, é necessário que os laboratórios sigam os manuais de boas práticas de fabricação para minimizar o impacto causado por esses metais pesados, utilizando apenas a quantidade máxima permitida e assim evitar contaminação dos usuários.


Para saber mais sobre as normas vigentes referentes a metais pesados em cosméticos da ANVISA acesse o link:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0015_26_03_2013.pdf


Compreendendo agora que maquiagens e cosméticos em geral possuem metais pesados, você já sabe a necessidade de buscar informações sobre os produtos que utilizamos e produzimos.


A Farmácia Jr. além de possuir serviços relacionados a formulação de cosméticos também realiza revisão bibliográfica, que avalia os ingredientes dos produtos na busca de fazer substituições, melhorando a qualidade do cosmético. Caso você tenha interesse nesses serviços entre em contato conosco!



REFERÊNCIAS


Uma breve história da evolução dos cosméticos (aromadipaola.com.br)

O Que São Metais Pesados e Como Eles Prejudicam a Sua Saúde? - Cosmetologia Do Bem

Pesquisa detecta chumbo em batons veganos | Minas Faz Ciência (minasfazciencia.com.br)

Ministério da Saúde (saude.gov.br)

Riscos Biológicos Associados a Cosméticos | Revista Analytica

Patricia Maehata_M.pdf (ipen.br)