top of page
  • Ana Faleiros

Nova RDC para Rotulagem: tudo que você precisa saber sobre!

Você sabe o que mudou na nova RDC de rotulagem nutricional? Nesse texto, você vai entender melhor sobre essas alterações e suas importâncias!



Importância da Rotulagem Nutricional


A rotulagem nutricional é essencial no momento da compra de um alimento, uma vez que tem por função orientar o consumidor sobre os constituintes daquele produto.

Assim, além de ser uma exigência da própria Anvisa, ela se caracteriza como um agente decisivo na hora da escolha dos produtos por parte dos consumidores.

Recentemente, as obrigatoriedades contidas nos rótulos foram alteradas e foi implementada a nova RDC 429; e é sobre ela que vamos falar nesse texto!


Objetivo das alterações na RDC


Mas afinal, por que foram feitas essas mudanças na rotulagem nutricional?


A nova RDC foi implementada com a função de melhorar a experiência do consumidor e trazer clareza para que ele consiga realizar escolhas alimentares de forma mais consciente.

Com esse novo rótulo, a população terá mais facilidade em comparar os alimentos e decidir o que irá consumir, além de tentar reduzir ao máximo situações que possam gerar confusão e induzir o consumidor ao erro.




Alterações na nova RDC


As principais mudanças que foram feitas na nova RDC são:


  • Rotulagem nutricional frontal: Com a nova lei, os produtos passarão a ter um símbolo informativo dos principais nutrientes presentes no alimento na parte frontal do produto, em formato de lupa.

  • Utilização de letras pretas e fundo branco: Com objetivo de deixar mais legível, facilitando, assim, a leitura dos dados.

  • Identificação de açúcares totais e adicionados: Por serem nutrientes críticos para a saúde do consumidor e de alto consumo pela população brasileira, a Anvisa sentiu necessidade de explicitar esses números para maior conscientização daqueles que estão consumindo o produto.

  • Declaração do valor energético e nutricional por 100g ou 100ml do produto: Essa alteração foi feita pensando na facilidade de comparação entre alimentos de diferentes gêneros.

  • Declaração da quantidade de porções contidas na embalagem: Ou seja, um produto que tem 90g de conteúdo líquido e cada porção é de 30g deve informar que na embalagem são fornecidas 3 porções.

  • Localização da tabela nutricional em regiões específicas da embalagem: A tabela nutricional deve ficar próxima à lista de ingredientes, em uma superfície contínua e de fácil visualização.

  • Mudanças nas alegações nutricionais:

- Alimentos com rotulagem frontal de gordura saturada não podem ter alegações para gordura total, saturada, trans e colesterol.

- Alimentos com rotulagem frontal de sódio não podem ter alegações para sódio ou sal.

- Alimentos com rotulagem frontal de açúcar adicionado não podem ter alegações para açúcares e açúcares adicionados

- As alegações não podem estar na parte superior do painel principal caso o alimento tenha rotulagem nutricional frontal.


Agora que você já sabe quais foram as alterações envolvidas nessa mudança de RDC, você deve estar se perguntando: quando preciso atualizar minha rotulagem?

Quais grupos estarão envolvidos nisso? Vamos esclarecer tudo pra você agora!


Prazos para atualização da nova RDC


A nova RDC será obrigatória para todos os produtos, no entanto, ela tem um prazo diferente de implementação para cada grupo de empreendedor.

  • Implementação da nova RDC a partir do dia 09/10/2022:

- produtos destinados exclusivamente ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação

- produtos que entrarem no mercado a partir dessa data (09/10/2022)

  • Implementação da nova RDC em até 12 meses após a data estabelecida, ou seja, até 09/10/2023:

- produtos que já estavam no mercado antes da data estabelecida e não são exclusivos de processamento industrial

  • Implementação da nova RDC em até 24 meses após a data estabelecida, ou seja, até 09/10/2024:

- por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural

- por empreendimento econômico solidário

- por microempreendedor individual

- por agroindústria de pequeno porte

- por agroindústria artesanal


Como nós da Farmácia Jr. podemos te ajudar?


Ficou claro então a importância da rotulagem nutricional e a necessidade de mantê-la atualizada de acordo com cada RDC implementada. E a Farmácia Jr. pode te ajudar nisso!

Nós realizamos o serviço de rotulagem nutricional tanto da antiga lei (caso você faça parte de algum dos grupos que não precise implementar a RDC 429 de imediato), quanto da nova!

Além disso, damos consultoria para você entender qual a melhor opção de rotulagem para o seu negócio, com objetivo de estar sempre de acordo com as obrigatoriedades da Anvisa.


Caso tenha interesse nesses serviços, entre em contato com a gente através do nosso site ou das nossas redes sociais para marcar uma reunião diagnóstica - online e gratuita - para conhecermos melhor seu negócio e vermos como podemos ajudá-lo!


Por Ana Faleiros


Referências Bibliográficas:

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page