top of page
  • Lorena Thalia

O que você precisa saber sobre o descarte adequado de medicamentos?

Atualizado: 30 de mar. de 2021

Muitas pessoas não sabem como nem onde descartar seus medicamentos vencidos, por isso os jogam no lixo comum, na pia, ou até mesmo no vaso sanitário. Pode parecer correto descartar medicamentos de tal forma, no entanto essa ação pode oferecer riscos à vegetação e à saúde de animais e seres humanos.

Gostaria de saber mais sobre esse problema e como contorná-lo? Então continue lendo!


Por que medicamentos não podem ser descartados em qualquer lugar?

Os medicamentos vencidos ou aqueles que sobraram de algum tratamento anterior não devem ser descartados no lixo comum, uma vez que as substâncias presentes em tais compostos, quando colocadas no aterro sanitário, podem entrar em contato com o solo e contaminá-lo.


Além disso, também não podem ser jogados na pia ou no vaso sanitário, posto que terão como destino final o esgoto, e sistemas de tratamento de esgoto não possuem etapas para a eliminação de substâncias químicas provenientes de medicamentos, o que acarreta em uma contaminação do meio ambiente, e consequentemente, em males nos seres vivos que ali habitam.

Entre esses males, é importante destacar que quando descartamos inadequadamente antibióticos, por exemplo, podemos estar promovendo a resistência de bactérias que estão presentes no ambiente a determinado medicamento, gerando um problema para a saúde pública, dado que o combate a estes microrganismos fica cada vez mais difícil.




Como descartar os medicamentos adequadamente?

Conhecendo os malefícios do descarte inadequado de medicamentos, é importante conhecer qual é a forma correta de realizar este descarte. Assim, o descarte de medicamentos vencidos ou sem uso deve ser realizado em drogarias, farmácias, Unidades Básicas de Saúde ou postos de coleta credenciados, como supermercados.


Você sabia que a Faculdade de Farmácia da UFMG, localizada na Pampulha, também realiza o recolhimento de medicamentos?

Nesses locais, os medicamentos serão encaminhados para um fim sem risco de contaminação, uma vez que serão tratados por processos térmicos com um alto controle e equipamentos de alta eficiência, ocorrendo também filtragem e lavagem de gases para diminuir riscos ao meio ambiente.


Fique por dentro de assuntos como esse no nosso blog! E saiba mais sobre nossos serviços acessando nosso site.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page