top of page
  • Gustavo Alves

O que é mapeamento de processos e como ele pode ajudar sua empresa a crescer?

Atualizado: 30 de mar. de 2021

O mapeamento de processos é uma técnica presente em todos os tipos de empresas, desde multinacionais, como a Coca-Cola, até microempresas e empresas juniores como a Farmácia Jr. Consultoria UFMG. Essa técnica é utilizada para documentar e elucidar de forma simples e clara como o seu negócio está operando, destrinchando o passo a passo de seus processos.



Dessa forma, pontos como a padronização do seu produto, gestão de conhecimento para os funcionários da empresa e identificação de possíveis falhas no processo, são facilitados, ajudando na eficiência e produtividade de sua empresa, independente de seu tamanho. Esse mapeamento evolve três etapas, sendo elas:

  1. Determinar qual processo será mapeado e qual ferramenta será utilizada;

  2. Esclarecer qual o nível de detalhamento desejado e quais informações serão necessárias para a ação;

  3. Verificar, validar e colocar em prática os processos mapeados.

O primeiro passo pode parecer básico, entretanto é uma grande dificuldade, principalmente para microempreendedores, e por ser uma etapa essencial, merece grande atenção. Nessa etapa são identificados os motivos do mapeamento, bem como os limites do processo, quais são as entradas (de insumos) e saídas (produto final/resultados), além de identificar qual a ferramenta de documentação que melhor se encaixa no perfil do cliente, como fluxogramas, planilhas e outros.

Quando entendemos os limites do processo, o próximo passo é definir qual será o nível de detalhamento do mapa, que está associado diretamente à que situações o documento será utilizado e por quem.

Sendo assim esse próximo nível corresponde à um nível descritivo, que busca alinhar o entendimento dos processos entre os envolvidos, gerando uma visão básica. O segundo nível de detalhamento, corresponde à um nível analítico, elucidando questões técnicas do processo e destacando os eventos ocorridos na produção. Já o terceiro e último nível de detalhamento, busca trazer uma visão mais focada em dados dos serviços implementados. A última etapa do processo busca validar e verificar junto ao cliente se os resultados atingidos foram satisfatórios além de colocar em prática os processos mapeados, verificando, assim, a eficácia da técnica e avaliando possíveis erros.


As técnicas de mapeamento de processos, são especialidades de empresas de consultorias, como a Farmácia Jr. , buscando sempre oferecer soluções sustentáveis e alavancar os resultados de nossos clientes, ajudando o cliente a entender mais sobre o seu processo e a identificar possíveis erros e suas causas. Em nossa empresa, conciliamos o mapeamento de processos com as técnicas de confecção de POP’s (Procedimentos operacionais padrões), que segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), buscam documentar e descrever as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade e eficiência, bem como respeito ambiental, tudo isso alinhado aos ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) criados pela ONU, buscando impactar cada vez mais o mercado e a sociedade positivamente.


Gostou do nosso conteúdo? Visite o site da Farmácia Jr. e nos siga nas redes sociais para conhecer mais sobre os nossos serviços e caso se sinta interessado, entre em contato e marque uma reunião diagnóstica gratuita para alinharmos expectativas e entendermos como podemos lhe oferecer a melhor solução possível, personalizada à sua realidade e à realidade de sua empresa.


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page