top of page
  • Luana Novais

Principais alergias relacionadas ao uso de cosméticos

Por Luana Novais


Não é segredo para ninguém que, hoje em dia, a indústria de cosméticos avança consideravelmente, e, por mais que essa indústria se preocupe em minimizar ao máximo os componentes alergênicos nas suas formulações, ainda assim os cosméticos estão entre as maiores causas de alergias atualmente. Dessa forma, é necessário que o consumidor esteja atento sobre essas possíveis reações adversas.







Razões da ocorrência de alergias


As alergias relacionadas ao uso de cosméticos ocorrem devido à exposição da pele a agentes capazes de provocar alguma irritação. Essas reações podem surgir a partir do primeiro contato com o produto ou após o uso prolongado e cumulativo da substância alergênica, acometendo tanto peles mais sensíveis, quanto peles que não apresentam significativa sensibilidade.

Os produtos cosméticos mais comumente envolvidos com eventos adversos são: tintura de cabelos, esmaltes, maquiagens, cremes hidratantes e perfumes.


Já os ingredientes de produtos cosméticos que mais causam reações são componentes de fragrâncias e conservantes. Essas substâncias estão quase sempre presentes nas formulações, sendo assim, quando possível, os formuladores devem optar por matérias-primas hipoalergênicas.


Principais tipos de alergias:


As reações que acontecem relacionadas ao uso de cosméticos são dermatites por contato, as quais podem ser classificadas em dois tipos:


Irritativa: ocorre uma inflamação local após a aplicação do produto, na qual o agente causador depende unicamente do tempo de ação, da exposição contínua e de sua intensidade, desconsiderando o mecanismo imunológico e alérgico.


Alérgica: o indivíduo é previamente sensibilizado ao produto, sendo assim, ocorre uma reação imunológica específica, induzindo a produção de anticorpos que agem contra o antígeno e provocam danos teciduais.


Além destes dois eventos mais comuns, pode ocorrer também a fotodermatite, causada quando substâncias fotorreativas usadas na pele são expostas à luz solar.


A cultura das “receitinhas caseiras”


Atualmente, a cultura das receitas caseiras para pele e cabelos vem sendo bastante difundida, mas salvo exceções inofensivas, como pepino nos olhos e camomila nos cabelos, deve-se tomar muito cuidado ao utilizar ingredientes culinários para fins estéticos.


Segundo a engenheira química e cosmetóloga Sonia Corazza, esses ingredientes culinários, por não terem sido adequados ao uso cosmético, podem provocar alergias e irritações cutâneas, além de propiciar a proliferação de bactérias e microorganismos patogênicos que causam doenças infecciosas, mesmo tendo origem natural e vegetal. Ela também afirma que não há motivo para substituir os produtos de prateleira, os quais estão com preços cada vez mais acessíveis, variados e são estudados de forma a não causar danos à pele do consumidor.


Principais sinais e sintomas identificados em alergias relacionadas ao uso de cosméticos:


Os sinais e sintomas das reações e alergias ocasionadas por cosméticos variam de acordo com a causa do problema.


A dermatite irritante provoca sintomas mais discretos, a pele se encontra seca, vermelha, áspera, além de fissuras que podem ser formadas no local.


Já a dermatite alérgica geralmente provoca erupções avermelhadas nos locais em que a substância alergênica entrou em contato, as quais surgem de 24 a 48 horas após a exposição.



O que fazer em casos de reação alérgica a cosméticos?


Nessa situação, o melhor que se pode fazer é identificar o agente causador e suspender o uso do produto imediatamente, não se automedicar e procurar um dermatologista o mais rápido possível. Além disso, é indispensável manter a calma para que os riscos de piora no quadro sejam reduzidos.


Por fim, vale ressaltar que cada pele é única e deve ser bem cuidada com os produtos adequados para cada indivíduo.


A Farmácia Jr. realiza diversas consultorias na área de cosméticos, como por exemplo, em formulações. Caso queira saber mais sobre nossa carta de serviços completa acesse o site, acompanhe nossas redes sociais e entre em contato conosco!


REFERÊNCIAS:

https://asbai.org.br/cosmeticos-estao-entre-as-maiores-causas-de-alergia-2/

https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/reacao-a-cosmeticos

https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/02/006_REA%C3%87%C3%95ES-AL%C3%89RGICAS-RELACIONADAS-A-COSM%C3%89TICOS-PRIMEIROS-SOCORROS.pdf

https://www.crfpr.org.br/uploads/pagina/35500/kw9bfdu5bvg4uoAix4QHHz0LhxV3yllb.pdf

https://claudia.abril.com.br/blog/coluna-da-fernanda-morelli/por-que-voce-deve-evitar-receitinhas-caseiras-de-beleza/

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-de-contato/2/

1.006 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page