top of page
  • Viviane Nacle

Tarjas dos medicamentos: o que significam?


Medicamentos são produtos farmacêuticos elaborados por laboratórios químicos com a finalidade de tratar determinada enfermidade. Esses produtos manifestam diferentes reações no corpo humano de acordo com sua fórmula química, concentração, modo de fabricação e aplicações, sendo necessária, então, a garantia do seu consumo de forma segura.


Ao comprar um remédio você já reparou que dependendo da sua embalagem ela possui diferentes cores? Esse foi um dos métodos adotados pela ANVISA para garantir a segurança no consumo de medicamentos. Quer entender mais sobre como garantimos essa segurança? Continue lendo nosso texto!


No mercado farmacêutico existe uma imensa variedade de remédios disponíveis para o consumo e, por isso, foram criadas as Tarjas de medicamentos. Essas são formas de sinalizar visualmente especificações nas caixas dos remédios, possuindo diferentes cores para indicar o grau de risco que um produto pode oferecer à saúde.

Essa forma de sinalização visual é de extrema importância para a segurança dos indivíduos, uma vez que promove uma automedicação responsável e serve como guia para o consumo de remédios. Além disso, orienta médicos e farmacêuticos para a prescrição correta para seus clientes, facilitando o trabalho desses profissionais e categorizando de forma mais clara os produtos para os pacientes.




As tarjas de medicamentos são divididas em 4 tipos, sendo elas: tarja amarela, tarja vermelha, tarja preta e sem tarja. A seguir explicaremos melhor a diferença entre cada uma.


Medicamento sem tarja

Também chamados de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), apresentam poucos efeitos colaterais ou contraindicações e, por isso, podem ser vendidos livremente, podendo ser adquiridos por qualquer pessoa a qualquer momento. Esses remédios são utilizados para sintomas ou males menores, como gripes, dores de cabeça, azias ou desconfortos estomacais.


Medicamento tarja amarela

São os únicos que podem possuir duas tarjas. Os medicamentos de tarja amarela são aqueles que sinalizam que o remédio é genérico, ou seja, possuem a mesma fórmula química e finalidade de um medicamento referência, se diferenciando apenas no seu valor de compra. Além disso, a tarja amarela vem acompanhada da letra G e o escrito “Medicamento Genérico” e os laboratórios ainda precisam indicar se o produto é pertencente a classe vermelha ou preta.


Medicamento tarja vermelha

Conhecidos como medicamentos sujeitos a controle especial, são aqueles vendidos mediante a apresentação da receita médica. São divididos em duas subcategorias: os sem retenção da receita e os com retenção da receita. O primeiro necessita ser prescritos por um médico ou dentista e não precisa da entrega da receita para a compra, ela serve apenas para autorizar a aquisição do medicamento. Já o segundo, a caixa vem com o aviso “Venda sob prescrição médica. Só pode ser vendido com retenção da receita”, o cliente precisará deixar a prescrição médica na farmácia. Os remédios com tarja vermelha são mais utilizados para tratamento de diabetes, hipertensão arterial, medicamentos controlados e psicotrópicos.


Medicamento tarja preta

Também são chamados psicotrópicos ou entorpecentes, são medicamentos que na sua tarja vem com a inscrição “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA”. São aqueles que interferem no Sistema Nervoso Central e podem gerar fortes efeitos colaterais e reações adversas no corpo, precisando ter seu uso bem controlado. Esses remédios são utilizados para tratar condições médicas mais sérias, como obesidade, depressão, insônia, síndrome do pânico e transtornos de ansiedade.


As tarjas de medicamentos promovem um maior conhecimento do paciente a respeito dos riscos e singularidades de cada remédio, de modo a estimular um consumo mais responsável e seguro desse produto. Se você, assim como nós da Farmácia Júnior, também preza por confiança e segurança no que consome, venha visitar nosso site e entenda como a Farmácia Júnior pode impactar positivamente no seu negócio!



REFERÊNCIAS

350 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page