top of page
  • Alice Santana

Você sabe como a revisão bibliográfica pode melhorar o seu produto?

Atualizado: 30 de mar. de 2021

O que é a análise bibliográfica?

Antes de discutirmos como a revisão – ou análise – bibliográfica pode melhorar o seu produto, precisamos entender melhor o que é esse estudo. Sendo assim, a análise bibliográfica consiste na pesquisa sobre um determinado assunto em periódicos, artigos científicos, teses, dissertações, livros, anais de congressos, etc.

O objetivo dessa análise é a coleta de informações e verificação de resultados, cujas publicações tenham se baseado em ensaios, testes e experimentação científica. Buscar informações por meio dessas produções auxilia a pesquisa e contribui também na construção teórica e na validação de resultados.

A estruturação de uma análise bibliográfica deve considerar alguns aspectos importantes, entre eles, as referências utilizadas, que devem partir de fontes confiáveis, nacionais e/ou internacionais.

Além disso, é relevante que essas referências sejam recentes, haja vista que a ciência se constrói com inovações e descobertas. É também de grande importância a busca pelo máximo de informações de diversos autores, no que se refere à comparação de resultados.



Como a análise bibliográfica pode ser uma solução para seu negócio?

Montar um negócio requer inúmeros cuidados para que o produto vendido apresente excelente qualidade e agrade os clientes. Nesse sentido, se alguma etapa da produção apresentar problemas, eles devem ser identificados, tal como um plano de ação para solucioná-lo deve ser traçado. A análise bibliográfica pode auxiliar tanto a identificação, como a resolução desses problemas.

A Farmácia Jr. Consultoria UFMG realiza o serviço de análise bibliográfica na área de alimentos e cosméticos com o objetivo de melhorar o seu produto. As modificações propostas pelo nosso serviço de consultoria proporciona o alcance de excelentes resultados, o que ocasiona na melhoria de qualidade, aceitabilidade dos clientes e consequente aumento nas vendas.


Alguns dos pontos que podem ser identificados e melhorados no produto com a análise bibliográfica compreendem:

  • Aspecto (cor, odor, sabor, textura);

  • Durabilidade;

  • Identificação de componentes prejudiciais;

  • Adição de componentes;

  • Interações químicas;

  • Outros.


Se você deseja identificar e solucionar quaisquer problemas de seu produto, acesse nosso site e marque, gratuitamente, uma reunião diagnóstico para sua empresa!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page