top of page
  • Tainara Lopes

Como e por que melhorar o seu produto alimentício?

Atualizado: 6 de abr. de 2021

Colocar um produto no mercado não é fácil. Lidar com as preferências do consumidor e garantir a aceitabilidade do público, que está cada vez mais exigente e atento às mudanças, são preocupações constantes de todo bom produtor que zela pela qualidade de sua mercadoria e confiança de seus clientes.

Um ponto que às vezes pode passar desapercebido com toda a correria do dia-a-dia é: seu produto está alcançando todo o potencial que ele tem?

Saiba que desde a textura que o alimento apresenta até o prazo máximo de validade são pontos que podem ser melhorados. Talvez você ainda não tenha pensado nisso, por isso neste texto vamos mostrar como e porquê melhorar o seu produto alimentício apresentando pontos importantes para um produto seguro e de qualidade.


Tabela Nutricional


Se você está pensando em expandir seus pontos de vendas, ou visa atingir um público que se preocupa com o que está consumindo, esse é o serviço certo para a sua empresa.

Segundo a legislação atual, a RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003, é obrigatório que produtos alimentícios e bebidas vendidos embalados possuam a rotulagem nutricional. A rotulagem nutricional consiste na informação nutricional do seu produto, informando os seguintes parâmetros:

  • Valor energético (Kcal e Kj);

  • Carboidratos;

  • Proteínas;

  • Gorduras totais;

  • Gorduras trans;

  • Fibra alimentar;

  • Sódio.

Essas informações nutricionais atraem cada vez mais a atenção do consumidor. Além dos aspectos legais, onde você terá seus produtos atendendo à legislação vigente, a rotulagem nutricional agrega confiança ao seu produto, garantindo a segurança do consumidor, e também possibilita a expansão do seu negócio, como o alcance de novos públicos.

Se você deseja saber mais sobre a rotulagem nutricional obrigatória, clique aqui.



Análise Microbiológica


A análise microbiológica é extremamente importante em várias etapas, desde produção, envase e comercialização.

Segundo a ANVISA – RDC Nº 12, DE 02 DE JANEIRO DE 2001, que estabelece os Padrões Microbiológicos Sanitários para Alimentos e determina os critérios para a Conclusão e Interpretação dos Resultados das Análises Microbiológicas de Alimentos Destinados ao Consumo Humano, os alimentos devem obedecer a esses padrões para que a segurança e saúde do consumidor não sejam colocadas em risco. A análise microbiológica é a avaliação prática e direta desses microrganismos tanto no produto quanto no ambiente em que ele está sendo produzido.

É também necessária para acompanhamento e determinação da vida útil do produto. Seus produtos podem durar mais do que o previsto, algo que impacta diretamente nos seus lucros, visto que um produto que dura mais com boa qualidade atrai mais clientes e tem menos perdas.

Se você deseja saber mais sobre como é feita a análise microbiológica do seu produto, clique aqui.



Análise centesimal


Consiste na análise da composição centesimal de um alimento, exprimindo de forma básica o valor nutritivo ou calórico, bem como a proporção de componentes (umidade, fração mineral fixa, lipídeos, proteínas, fibra alimentar e carboidratos) através de análises físico-químicas.

A Análise centesimal é um método laboratorial e analisa diretamente seu produto, sendo os resultados gerados exclusivos de cada análise, ocorrendo uma quantificação mais exata de cada parâmetro citado anteriormente. Ela pode ser utilizada para elaboração de rotulagem nutricional com maior precisão, que influenciará diretamente na credibilidade do seu produto frente aos consumidores e frente a possíveis revendedores. Além de também regularizá-lo frente as normas da ANVISA.


Análise Bibliográfica

A análise bibliográfica pode ser realizada por meio da leitura de vários artigos científicos confiáveis, e assim, encontrar as respostas para os seus problemas, como o excesso de umidade no seu produto, ou a diminuição do prazo de validade.

Algum cliente reclamou da textura do seu produto? Ele está perdendo a validade antes do esperado? A embalagem não agrada e é pouco prática? Seus fornecedores não estão entregando produtos com a qualidade que seus clientes merecem?

Pois é exatamente esses problemas que a análise bibliográfica te ajuda a solucionar, uma vez que visa retirar tais empecilhos relacionados aos seus produtos que possam te impedir de crescer ou deixar seu cliente completamente satisfeito. A análise em questão envolve soluções, como encontrar meios para melhorar a aparência, vida útil e sabor do produto alimentício vendido, através da reformulação da receita ou alteração da embalagem. Pode ser feita também através de uma análise de mercado para encontrar os melhores fornecedores para ingredientes das suas receitas.

Se você deseja saber mais sobre como pode ser feita a análise bibliográfica, clique aqui.

Você acha que o melhoramento de alimentos pode lhe ajudar no aumento do desempenho e crescimento da sua empresa? A Farmácia Jr Consultoria UFMG oferece todos estes serviços e pode trabalhar para crescer junto com você! Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços na área de alimentos e marque uma reunião diagnóstico gratuita ainda hoje.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page