Mitos e verdades sobre o leite: conheça outras fontes de cálcio

Atualizado: Mar 30

O leite é parte da vida dos seres humanos e demais mamíferos, sendo naturalmente nossa primeira fonte de nutrição. Embora seja amplamente difundido nas sociedades ocidentais, países como a China tradicionalmente não o consomem, já que a população é majoritariamente intolerante à bebida. Isso significa que são alérgicos ao leite? Quais os prejuízos de consumir laticínios? Continue lendo para esclarecer algumas das principais dúvidas e mitos relacionados ao consumo do leite.


Foto por Mehrshad Rajabi em Unsplash.com



Alergia ou intolerância?


O principal açúcar presente no leite é a lactose. Para conseguirmos digerir este açúcar, é necessária uma enzima chamada lactase, produzida quando ainda somos bebês e precisamos do leite materno. Entretanto, algumas mutações provocaram a persistência da lactase na idade adulta, permitindo, assim, o consumo do leite sem efeitos indesejados.


Na ausência da lactase, a dificuldade na digestão do alimento pode levar a gases, cólicas e diarreia – sintomas da chamada intolerância à lactose. Por outro lado, quando o paciente é alérgico ao leite, isso significa que seu sistema imunológico reage contra as proteínas presentes na bebida. É um caso diferente da intolerância e requer maior cuidado para evitar produtos lácteos.


Foto por Rebecca Orlov em Unsplash.com



Existe hora certa para tomar leite?


Sabe-se que o nosso organismo não absorve todos os alimentos que ingerimos da mesma forma, e o consumo de alguns nutrientes pode atrapalhar na absorção de outros. Esse é o caso do ferro, que pode ter sua biodisponibilidade prejudicada quando é consumido junto a alimentos ricos em cálcio. Por isso, recomenda-se que o consumo de leite e carnes seja feito em refeições diferentes. O ideal é que o leite esteja presente no café da manhã e lanches, permitindo a absorção adequada do ferro no almoço e jantar.



Adultos não precisam mais de leite?


O cálcio é um nutriente indispensável. Sua importância não se restringe apenas à composição dos ossos do esqueleto; é também requerido para a contração muscular, mitose das células, coagulação sanguínea e transmissão de impulsos nervosos.


Sendo assim, embora sua necessidade seja variável de acordo com a faixa etária, a ingestão de cálcio é essencial durante toda a vida, e o leite de vaca é a sua principal fonte. Por isso, o leite continua exercendo um papel fundamental na prevenção da osteoporose, motivo pelo qual até mesmo o governo chinês tem incentivado seu consumo (ainda que sem lactose) para melhorar as condições de saúde da população ao longo prazo.



Outras fontes de cálcio


Existem muitos vegetais ricos em cálcio, alguns deles com quantidades até superiores ao leite. Contudo, também devemos considerar a biodisponibilidade do nutriente, pois nosso corpo absorve melhor o cálcio de origem animal.


Considerando que a média recomendada é de 1200 mg de diários (4 copos de leite), aqui estão alguns dos principais alimentos de origem vegetal que podem funcionar como boa fonte de cálcio:

  • Manjericão (258 mg em 100 g)

  • Soja (250 mg em 100 g)

  • Linhaça (250 mg em 100 g)

  • Agrião (133 mg em 100 g)

  • Grão de bico (114 mg em 100 g)

  • Espinafre (100 mg em 100 g)

Uma vez que a alimentação brasileira nem sempre é adequada para suprir a necessidade de cálcio; e a intolerância à lactose e alergia ao leite impõem uma série de restrições na dieta de muitos adultos, é importante atentar-se à ingestão de cálcio para manter a saúde em dia. Na dúvida, consulte um nutricionista ou profissional de saúde especializado!


Quer saber mais sobre a intolerância à lactose? Leia nosso artigo sobre o assunto clicando aqui. E não se esqueça de seguir a Farmácia Jr. em nossas redes sociais!




Referências


https://www.uol.com.br/vivabem/listas/drauzio-varella-esclarece-cinco-mitos-e-verdades-sobre-o-leite.htm


http://www.oswaldocruz.com/site/dicas-de-saude/dicas-de-saude/conheca-mitos-e-verdades-sobre-o-leite


https://www.minhavida.com.br/alimentacao/listas/16122-10-alimentos-ricos-em-calcio-que-nao-contem-leite




8 visualizações0 comentário

© 2020 Desenvolvido por Farmácia Jr. Consultoria.