top of page
  • Priscila Kurihara

O que é um serviço de consultoria farmacêutica?

Consultoria pode ser definida como o ato ou efeito de dar consultas. Mas, para além do significado pragmático da palavra, os serviços de consultoria envolvem muito mais do que apenas conselhos. O objetivo é entender quais são as dores do cliente, traçar planos de ação, fazer sugestões de acordo com a realidade da empresa e colocar tudo isso em prática. Podemos dizer então, que a consultoria é uma solução ideal oferecida por um profissional de uma área específica para uma outra empresa.


Existem diversos tipos de consultoria, como por exemplo, financeira, marketing, recursos humanos, entre muitos outros. Se você estava procurando saber mais sobre consultoria farmacêutica, você está no texto certo!

Apesar da consultoria farmacêutica não ser tão disseminada no senso popular, ultimamente têm se observado uma crescente procura pelo ramo, especialmente em época de pandemia, em que empresários tentam cada dia mais inovar e expandir seus negócios no mercado de maneiras diferenciadas, explorando novos nichos.

Você sabe quais são os serviços envolvidos e o que de fato é uma consultoria farmacêutica? Continue lendo que vamos lhe explicar.


Consultoria farmacêutica: o que é?


A consultoria farmacêutica é muito conhecida por oferecer assessoramento para farmacêuticos, garantindo assim, uma qualidade de serviço melhor para os profissionais da área. Tendo isso em vista, muito se ouve falar sobre o exercício do consultor em hospitais e drogarias, prestando desde serviços relacionados à prescrição de medicamentos, até fornecimento de informações acerca de legislações atualizadas, além de boas práticas de fabricação e manipulação, e regulamentação perante à Vigilância Sanitária. Além disso, há uma crescente atuação na área de indústria, por exemplo, no processo produtivo da droga.

Entretanto, assim como o mercado farmacêutico sofreu mudanças, o campo de atuação do consultor também se alterou. Sendo assim, muitas empresas deste âmbito, prestam serviços sobre diferentes temas da Farmácia, como cosméticos e alimentos, não apenas relacionados a medicamentos. Isso permite que a consultoria farmacêutica abranja empresas de diversos portes e segmentos, não sendo exclusiva apenas a profissionais que trabalham nesta área.


Serviços oferecidos pela consultoria farmacêutica


Como já vimos anteriormente algumas das atuações do consultor farmacêutico no ramo de medicamentos, vamos dar uma olhada agora em outras possibilidades que podem ser executadas. Lembrando que no universo de consultorias, existem muitos serviços que podem ser ofertados de maneiras variadas e personalizadas, portanto, listamos abaixo apenas alguns deles:


1) Área de alimentos

No setor alimentício, a consultoria farmacêutica baseia-se em oferecer o melhoramento do alimento, seja em sua formulação ou em algum aspecto específico. Também, pode ser feita a gestão de qualidade por meio de análises laboratoriais. E, além disso, tem foco no gerenciamento de processos de produção e adequação do produto às normas da ANVISA.


2) Área de cosméticos

A área de cosméticos, tem focos bem semelhantes aos citados no setor alimentício. Dessa forma, a consultoria farmacêutica visa melhorar e controlar a qualidade dos cosméticos, bem como gerenciar os processos envolvidos na produção e regulamentação dos mesmos.


3) Regularização

Normalmente quando o empresário quer deixar de ser uma empresa com produção considerada artesanal, a ANVISA exige uma regularização e registro de produtos bem burocráticos. Pensando nisso, muitas empresas de consultoria oferecem serviços para viabilizar esses processos dos produtos farmacêuticos perante os órgãos competentes.


Quais empresas realizam esses serviços?


A consultoria farmacêutica é praticada por diversas empresas que estão no mercado ou ainda, é oferecida por profissionais da área que prestam essa consultoria por conta própria.


O mais interessante é que observa-se um surgimento progressivo de empresas juniores especializadas no setor farmacêutico. Caso você não saiba, essas companhias são empresas sem fins lucrativos, compostas e gerenciadas por alunos da graduação. Em 1993, foi fundada a primeira empresa júnior de Farmácia do mundo, desde então, muitas outras foram criadas, com um aumento bem considerável na última década.

É importante ressaltar que o trabalho dessas empresas impacta diretamente a economia como um todo, bem como a sociedade, reforçando e dando voz à profissão farmacêutica, que por muitas vezes é negligenciada e enquadrada a poucas áreas de atuação.


Quer saber mais sobre empresas juniores na Farmácia e se aprofundar em assuntos como esse? Acesse nosso blog


O ramo farmacêutico é um mercado muito amplo e próspero, está sempre mudando e é economicamente muito consistente. Como já foi dito, investir nos nichos englobados pela Farmácia pode ser um diferencial, além disso, percebe-se que a consultoria farmacêutica está ligada a várias áreas e setores dos mais diversos tipos de negócios. Nesse sentido, a Farmácia Júnior formula soluções para sua empresa, nas áreas de alimentos, cosméticos e farmácias/drogarias. Venha conferir nossa Carta de Serviços completa e marque uma reunião diagnóstica gratuita.


REFERÊNCIAS:


2.035 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page