top of page
  • Roberta Oliveira

Produção de marmitas: qual é a importância do POP nesse processo?

Atualizado: 30 de mar. de 2021

Entre as maiores dificuldades do dia a dia dos trabalhadores, a tentativa de manter uma alimentação saudável com um baixo custo está entre uma das principais. Comer fora de casa tem se tornado cada vez mais caro, assim mais pessoas tem optado por refeições de menor qualidade em troca de um gasto menor.

No entanto, graças ao aumento de empresas no setor de marmitas saudáveis, essa realidade tem mudado cada vez mais, uma vez que as marmitas tem sido uma ótima opção para quem deseja melhorar a alimentação mas ainda tendo um baixo custo e alta praticidade.


O mercado de marmitas congeladas é o que mais cresce dentro do segmento de refeições coletivas, segundo a ABERC (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas). Inclusive, uma dessas empresas, em São Paulo, viu seu faturamento subir mais de dez vezes em menos de três anos. Para ter esse sucesso, é importante que a empresa garanta seu padrão de qualidade e execução, o que pode ser alcançado por exemplo por meio de POP´s.

Mas você já ouviu falar em POP’s?

Caso a resposta seja sim você já deve saber a sua importância, no entanto, caso essa seja uma palavra nova para você, aqui iremos explicar todas as suas utilidades e como eles podem alavancar suas vendas e a qualidade de suas marmitas.

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa. O POP apresenta instruções sobre as sequências das operações e sua frequência de execução, apontando os seguintes elementos:

  1. O responsável pela execução e listagem de equipamentos;

  2. Peças e materiais usados;

  3. Descrição dos procedimentos e possíveis restrições e detalhes;

  4. Roteiro de inspeções periódicas dos equipamentos de produção.

E agora deve estar se perguntando: como isso é aplicado no mercado de marmitas?

A elaboração dos documentos de procedimento operacional padrão para marmitas, normalmente descreve a realização padronizada das atividades na manipulação dos alimentos e dos processos de higiene necessários em estabelecimentos alimentícios.

Dessa forma, o objetivo principal é padronizar a execução das marmitas, garantindo alta qualidade e reprodutibilidade, de forma que independente de quem executar o serviço, o resultado será o mesmo, além de economizar tempo de produção e possibilitar regulamentação do estabelecimento, frente a RDC 216/2004 da ANVISA.


Dados todos os benefícios que o POP garante, a Farmácia Jr. Consultoria UFMG oferece esse serviço visando ajudar todos os empreendedores do mercado de marmitas que desejam impulsionar seu crescimento. Se você viu valor e percebe que essa pode ser sua chance de alavancar seu negócio, não perca tempo! Entre em contato com nossa empresa que faremos o possível para crescermos juntos.

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page