Shelf Life: Como determinar a data de validade do seu produto?

Atualizado: Mar 30




Precisa estimar o prazo de validade do seu produto e não sabe por onde começar? Que tal entender um pouco mais sobre o que é Shelf Life? Se você nunca ouviu falar dessa expressão e nem sabe o que ela significa, vai se surpreender com o quão simples e cotidiana ela é.


Shelf Life nada mais é do que o tempo de vida útil de um produto, ou seja, o período em que o mesmo se encontra em condições para ser consumido, mantendo as propriedades originais. Saber determiná-lo é de extrema importância em seu negócio e impacta diretamente na qualidade do que você oferece ao consumidor, ou seja, no grau de satisfação do cliente.


Uma das formas de estimar o prazo de validade de um produto, é submetendo-o a testes em que o alimento permanece exposto a elevadas temperaturas em câmaras, ou até mesmo situações em que ocorrem grandes variações na temperatura. Esses processos aceleram a deterioração do produto analisado e após alguns testes é feita uma estimativa do prazo de validade de um produto exposto na prateleira de um supermercado, por exemplo.



Quais fatores podem alterar as características de um alimento?


Contaminações por fungos e bactérias podem modificar as propriedades do seu produto.

Muitos elementos, como condições de transporte e armazenamento ou até mesmo os métodos de fabricação podem reduzir o prazo de validade do seu produto. Por isso é essencial saber quais fatores podem alterar as características do seu alimento. São eles:

  • pH;

  • Nutrientes presentes;

  • Bactérias, fungos;

  • Ingredientes utilizados;

  • Conservantes utilizados;

  • Temperatura;

  • Umidade;

  • Exposição a luz;

  • Manuseio do consumidor;

  • Outros.


Como determinar o prazo de validade do seu produto?

Os métodos necessários para determinação do prazo de validade de um produto são caros e, em muitos casos, fora da realidade financeira de muitos produtores de alimentos. Por isso, algumas pessoas preferem não realizar os teste e assumir que seu produto tem uma validade parecida com a da concorrência, o que definitivamente não é recomendado!


A metodologia de determinação do prazo de validade de um produto consiste em identificar os fatores que estão influenciando as características físico-químicas dos alimentos com o passar do tempo, selecionar quais testes serão realizados, a duração dos experimentos e a frequência com que serão feitos, e após esse processo é determinada a vida de prateleira de um produto.


Quais testes podem ser realizados para determinação do prazo de validade do seu produto?


  • Análise Microbiológica


A análise microbiológica é realizada para verificar quais e quantos microrganismos estão presentes, os riscos que o alimento pode oferecer à saúde do consumidor e qual será a sua vida de prateleira, uma vez que a quantidade de microrganismos presentes em uma amostra está diretamente relacionada a seu prazo de validade, posto que esses seres vivos, quando presentes em grande número, provocam alterações físico-químicas no alimento que tornam sua ingestão nociva ao consumidor.


  • Análise Físico – Química


As análises físico – químicas são importantes para a avaliação nutricional do produto, controle de qualidade, desenvolvimento de novas fórmulas e a monitorização de parâmetros da legislação. Além disso, é possível analisar o estado da embalagem, uma vez que danos e rupturas provocadas no momento de transporte ou manuseio do produto podem causar alterações – contaminações, variação de pressão, temperatura ou contato com a luminosidade – que modificam o prazo de validade do produto.


Qual é a importância da determinação do prazo de validade para seu produto?

Transmita segurança e confiança ao consumidor do seu produto!

A especificação do prazo de validade no rótulo do produto é uma norma prevista pela ANVISA, além disso é importante informar ao consumidor sobre o período em que ele poderá consumir o produto sem que haja danos a sua saúde, ou de seus familiares. A rotulagem adequada transmite confiança e segurança ao consumidor final.


Nesse texto discutimos sobre o que é Shelf Life, quais parâmetros devem ser analisados para determinação do prazo de validade do seu produto e quais testes podem ser feitos. Também falamos sobre a importância da determinação da vida de prateleira de um alimento.


Diante do exposto tenha em mente que para encontrar a melhor solução para seu negócio, é preciso identificar a origem do seu problema, sendo que essa, muitas vezes, pode não ser o curto prazo de validade, mas sim as etapas de fabricação do seu produto! Para saber mais sobre o tema, leia nosso texto sobre Procedimento Operacional Padrão.

4 visualizações0 comentário