top of page
  • Fernanda Gomes

Uso Racional de Medicamentos: entenda sua importância

Dia 5 de maio é um dia muito importante para a saúde coletiva. É nesse dia que comemoramos o uso racional dos medicamentos e podemos usá-lo para refletir alguns quesitos que envolvem a utilização de alguns remédios, que muitas vezes são considerados populares e de fácil acesso, quando na verdade é muito importante o acompanhamento com profissionais de saúde.

Também é válido mencionar que esse uso correto não se limita apenas às consultas com médicos, quando o armazenamento e o cuidado com os medicamentos são essenciais para a continuidade do tratamento.


Mas afinal, você sabe o que significa utilizar corretamente um medicamento e qual sua importância para o bem-estar público?


O que é o Uso Racional de Medicamentos?


Segundo a Organização Mundial da Saúde, tem-se o Uso Racional de Medicamento quando “Os pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.” Ou seja, tem-se todo esse cuidado e esforço coletivo para garantir a segurança do paciente e indo em contrapartida à automedicação.


Quais as consequências da automedicação?


Em suma, a automedicação é a prática de ingerir medicamentos sem o acompanhamento de um profissional da saúde qualificado. Sendo assim, existem alguns perigos nesse uso sem controle, que envolvem alergias, dependência e, em alguns casos mais extremos, até o risco de morte.

Segundo o Ministério da Saúde, automedicar-se não causa danos apenas aos indivíduos, mas coloca em perigo o bem-estar coletivo. Isso é dito porque a resistência de alguns microrganismos é causada pela falha na continuidade do tratamento, o que ocasiona o surgimento de, por exemplo, superbactérias, que são organismos extremamente resistentes e que têm sido a preocupação de vários sítios de pesquisa.


Como o armazenamento correto pode auxiliar no tratamento?


Muitos medicamentos quando expostos a fatores como umidade, calor e luminosidade tem seu efeito alterado, podendo causar a perda da eficiência do princípio ativo presente no fármaco. Em casos mais graves, pode também haver a ação adversa, em que aquele composto que foi armazenado incorretamente, pode causar danos aos organismo do usuário.

Trazendo alguns dados para exemplificar a importância desse cuidado na armazenagem, 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou utilizados da forma inadequada, e os hospitais gastam de 15 a 20% de seus orçamentos para lidar com as complicações causadas por esse mau uso. Portanto, recomenda-se que a bula do medicamento seja lida, pois é lá que vão estar presentes todas as informações para guardar o remédio da forma correta.


Como você pode auxiliar a promover o uso racional de medicamentos quando estes forem necessários?


Com a definição de que é importante o acompanhamento médico para o uso dos medicamentos, existem coisas que o você também pode fazer para ajudar a garantir a eficiência do tratamento na hora da consulta:

● Informe ao médico sobre os medicamentos que você usa (tendo eles receita ou

não);

● Fale se você é alérgico a algum remédio;

● Informe se você fuma ou consome algum tipo de bebida alcóolica;

● Diga sobre seu histórico familiar (doenças que alguns de seus familiares têm).


Com tudo isso dito, é importante destacar que os benefícios do uso correto dos medicamentos ajudam a prevenir problemas que um indivíduo venha a ter e também, a manter o bem-estar coletivo.


A Farmácia Júnior incentiva o uso racional de medicamentos e produz vários conteúdos similares a esse que você leu. Caso haja interesse em mais conteúdos sobre saúde e outros temas relacionados a Farmácia, não deixe de conferir em nosso site ou entre em contato conosco!


Referências usadas

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page