top of page
  • Larissa Prates

Análise Centesimal: por que realizá-la em seu produto?

Iremos falar um pouco sobre o que é análise centesimal e como ela é realizada. No entanto, o foco principal do texto o é lhe mostrar as vantagens agregadas ao processo, como sua importância para o consumidor e o consumo correto de produtos alimentícios e também como uma estratégia de marketing para seu negócio, que pode ser gerada através da análise dos componentes do seu produto.


Primeiro, o que é Análise Centesimal?


A análise centesimal tem como objetivo analisar as partes que compõem um alimento, avalia de forma básica o valor nutritivo e o valor calórico de cada alimento, assim como a proporção de componentes que aparecem em cada quantidade. Trata-se de um método prático e de fácil execução.


Como é feita essa análise?


Falando de uma forma simplificada, o alimento é dividido em duas partes: orgânica e inorgânica.

A primeira, é composta por proteínas, gorduras, carboidratos e fibras, já a segunda, tem em sua composição água e minerais. Com isso, através de alguns métodos é possível obter cada um desses compostos, por exemplo, a umidade (ou água) é analisada através da desidratação do alimento; os minerais, através da queima do produto; as proteínas pelo método Kjedahl e através do método Soxhlet, obtém-se a gordura.





Mas por que devo utilizar esse método?


Como um dos principais objetivos da análise centesimal é determinar os valores nutritivos e calóricos do alimento, sendo muito utilizado para a elaboração de tabelas e rotulagens. No entanto, há outras vantagens ao utilizar a análise e uma delas é a determinação do tempo de prateleira, popularmente conhecido como prazo de validade.

O tempo de prateleira está relacionado a características físico-químicas dos nutrientes e à quantidade de água presente no alimento. Como já citado anteriormente, um dos objetivos da análise centesimal é a determinação do teor de umidade, portanto, através disso é possível entender melhor o tempo de deterioração de um certo produto.


Outro ponto que pode ser um diferencial para seus produtos é entender o que há contido nele, pois sabe-se que a busca por informações tem crescido muito, indo além do cuidado com o corpo e com a alimentação. Desta forma, saber exatamente a quantidade de proteínas, carboidratos e calorias, que seu produto possui, acaba sendo um diferencial no mercado, principalmente no artesanal.


Com o método, além de determinar quais nutrientes estão presentes em seu produto, é possível quantificá-los. Assim, se seu produto é, por exemplo, rico em fibras, é possível realizar uma divulgação anunciando esse fato e mostrando as vantagens que as fibras levam ao organismo. Lembrando que tudo deve ser realizado com base em normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para evitar multas!


Portanto, é possível afirmar que a análise centesimal oferece uma melhora não só ao produto, mas também uma forma de ser destacar no mercado e atrair consumidores.


A Farmácia Jr. realiza diversos serviços na área de alimentos, incluindo a análise centesimal. Acesse nosso site e nossas redes sociais para saber mais e marcar uma reunião diagnóstico gratuita!


2.174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page