Cases de Sucesso e MEJ

Atualizado: Abr 6



Você sabe o que é o Movimento Empresa Júnior?


O Movimento Empresa Júnior, também conhecido pela sigla MEJ, surgiu junto com a criação da primeira empresa júnior em 1967 na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais, localizada em Paris, França.


Os alunos da época sentiram falta de experiências profissionais durante o período em que estavam na graduação e, com isso, buscaram uma forma totalmente inédita de trazer a vivência do mercado de trabalho para dentro do ambiente universitário.


Com o passar dos anos, o MEJ foi conquistando um espaço cada vez maior, com novas empresas juniores sendo criadas em muitas instituições de ensino ao redor do mundo, se tornando um movimento global.



E quando o Movimento Empresa Júnior chegou no Brasil?


No ano de 1988 foi fundada a primeira empresa júnior do país, por alunos do curso de administração da Fundação Getúlio Vargas e, desde então, muitas outras surgiram, totalizando atualmente mais de 900 empresas com mais de 22 mil empresários juniores.


Para garantir que o MEJ seguisse de acordo com suas premissas originais e fosse capaz de atingir cada vez mais pessoas e lugares, em 2003 foi criada a Brasil Júnior, a confederação que é responsável por representar o movimento nacional e unir todas as empresas juniores brasileiras em busca dos mesmos objetivos.


Enquanto a Brasil Júnior atua em todo o território nacional, há também federações estaduais, que possibilitam um acompanhamento individualizado para cada estado do país. Minas Gerais é um dos estados brasileiros onde o movimento está mais presente, com mais de 238 empresas juniores, sendo a Farmácia Jr uma delas.



O impacto no Brasil


Desde 2010, as empresas juniores já movimentaram mais de 70 milhões de reais na economia brasileira, o que propiciou um investimento em educação empreendedora sem precedentes na história do país, uma vez que todo o dinheiro faturado é destinado integralmente para essa finalidade.


Sendo assim, fica evidente o poder transformador do movimento, que gerou e continua gerando oportunidades únicas para muitos estudantes através do investimento contínuo na educação.


Além disso, os projetos realizados pelos empresários juniores produzem soluções para inúmeros empreendedores, oferecendo um serviço de qualidade por um investimento muito menor. Somente no ano passado, foram realizados mais de 22 mil projetos, cada um com um objetivo e perfil diferente, mas todos eles impactando diretamente na sociedade, possibilitando um empreendedorismo cada vez mais presente e forte no Brasil.



Fundação e desenvolvimento da Farmácia Jr


A Farmácia Jr foi criada em 1999 pelos alunos do curso de Farmácia da UFMG, sendo uma das primeiras empresas juniores da área. Durante os últimos 21 anos, fomos responsáveis pelo desenvolvimento de muitas soluções personalizadas e inovadoras para nossos clientes, as quais geraram novas oportunidades e crescimento.


Buscando aplicar de forma prática os conhecimentos obtidos na graduação, trabalhamos com consultoria em alimentos, cosméticos e drogarias. Dentro dessas áreas de atuação são realizados diversos projetos que visam desenvolvimento e aprimoramento, além de adequação às legislações mais recentes para assegurar total conformidade para os produtos e serviços de nossos clientes.



Projetos de muito sucesso


Dentre os vários projetos executados pela Farmácia Jr desde o seu surgimento tivemos muitas situações nas quais as soluções desenvolvidas geraram transformações muito especiais para os clientes. Um desses projetos foi realizado para a empresa Jabuticabana de Sabará - MG, que trabalha com comércio e fabricação de geleias.


Tivemos o desafio de desenvolver e rotular diferentes formulações de geleia, com a condição de que ficassem prontas até o Festival que aconteceria em breve, onde seriam estreadas. Para isso, realizamos os serviços de desenvolvimento de formulação, revisão bibliográfica e rotulagem nutricional, de modo a possibilitar para o cliente a expansão da sua linha de produtos.


Após a finalização do projeto, os resultados começaram a aparecer em pouco tempo. Um dos pontos principais foi a grande aceitação do produto pelos consumidores, fazendo com que o índice de vendas da empresa aumentasse em 100% durante o festival, além de conquistarem o prêmio de melhor geleia nessa edição do evento.


Esse projeto é um dos milhares de exemplos práticos de como o Movimento Empresa Júnior pode impactar no empreendedorismo nacional.


Já pensou que seu negócio também pode ser um desses exemplos no futuro? A Farmácia Jr oferece muitos serviços que irão te auxiliar durante seu desenvolvimento como empreendedor, conheça todos eles em nosso site! Se gostou do assunto e quer saber mais sobre, não deixe de conferir nosso blog!




11 visualizações0 comentário