top of page
  • Cecília Ferreira

Jornada do cliente e porquê ela é tão importante para o seu negócio:

Por: Cecília Ferreira


Nos últimos anos, com o avanço das tecnologias e dos meios de comunicação, a necessidade de adaptar o mercado de vendas tornou-se cada vez mais necessária, visto que o comportamento e as expectativas do cliente mudaram bastante. Surgiu então, em meio a tantas adaptações, o conceito de jornada do cliente, extremamente utilizado pelas grandes marcas atualmente.


Nesse texto, iremos abordar a definição desse conceito, bem como tratar da sua importância, para mostrar que conhecer sobre esse assunto é necessário para que você consiga tornar a experiência do seu consumidor a melhor possível.


O que é a jornada do cliente?


A jornada do cliente refere-se ao caminho percorrido pelo consumidor desde o seu primeiro contato com uma empresa, passando pela compra de determinado produto ou serviço, até o pós-venda, ou seja, toda a história do cliente com a marca.

Cada uma das etapas que compõem essa jornada exige abordagens diferentes, mas que possuem um objetivo em comum: entender as dores e as objeções do consumidor.


Dessa forma, é possível traçar planos e estratégias personalizadas que visam atrair, transformar e educar o público alvo do seu negócio, para transforma-los em clientes mais engajados e assim, vender mais e melhor.





Quais as etapas envolvidas na jornada do cliente?


Como dito anteriormente, existem algumas fases que permeiam o caminho percorrido pelo cliente, que são diferentes a depender do público, mas, de uma forma geral, o Marketing de Conteúdo costuma considerar as seguintes:

  • Conscientização: O consumidor sabe que tem um problema, mas não o identifica muito bem e, por isso, não consegue soluciona-lo. Nessa etapa, cabe à sua empresa direcionar conteúdos informativos por meio das redes sociais, com a intenção de atrair àquela pessoa que está em busca de informações relacionadas as suas dores.


  • Consideração: Agora, com o problema bem definido, o comprador passa a pesquisar efetivamente maneiras de soluciona-lo, por meio de produtos e/ou serviços, mas não empresas. Nessa fase, devem ser feitas publicações mais técnicas e assertivas, objetivando educar e manter o lead até o momento da compra.


  • Decisão: Nessa parte da jornada, o cliente começa a analisar melhor soluções específicas, bem como estudar os preços, indo ativamente atrás de empresas, tornando-se oportunidade de venda. Nesse momento é muito importante que você se preocupe bastante em valorizar seu produto/serviço, além de distinguir-se dos demais, na intenção de destacar-se dos seus concorrentes.

Lembrando que, para cada uma dessas fases, existe uma forma adequada de comunicação e condução das suas ações de marketing, que devem ser estruturadas de acordo com o perfil do seu cliente.


Afinal, porquê entender sobre a jornada do cliente é tão importante?


Depois de conceituar e conhecer um pouco sobre as fases da jornada do cliente, não é difícil perceber quão necessária ela é para o crescimento de um negócio.

Ela é tão fundamental pois permite que o empreendedor, independente do seu ramo, consiga selecionar melhor o seu tipo de cliente e, assim, elaborar e colocar em prática as estratégias de marketing e vendas certas.


Entretanto, não basta copiar a jornada do cliente de algum de seus concorrentes ou de alguma marca que você goste e admire. É imprescindível estudar a realidade do seu negócio e do público que se relaciona com ele.


E então? Percebeu a necessidade de buscar estar sempre alinhado com as dificuldades e as expectativas dos seus clientes?


A Farmácia Júnior oferece diversas soluções nas principais áreas da farmácia, dentre elas a pesquisa de mercado, que além de permitir a identificação do seu público-alvo, estuda maneiras de direcionar melhor seus produtos para esse grupo de pessoas. Leia e entenda melhor sobre esse serviço aqui.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page