top of page
  • Maurício Tanigaki

Como funciona uma Empresa Júnior?

Atualizado: 30 de mar. de 2021

Como tudo começou

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) teve sua origem na França em 1967, formado por estudantes interessados em ter uma experiência empreendedora dentro do contexto da universidade. Em 1988, o movimento chega ao Brasil com o objetivo formar pessoas capacitadas e comprometidas a mudar o país, formando membros extremamente comprometidos com os serviços realizados e potenciais profissionais de sucesso no futuro.


MEJ no Brasil

Atualmente, o Brasil possui a maior confederação de Empresas Juniores (EJ’s) do mundo, a Brasil Jr e Minas Gerais possui a maior confederação do país com 250 EJ’s. Esse movimento ainda é apoiado por várias empresas ao redor do mundo, que acreditam no potencial transformador desse, como a Kraft Heinz, Ambev, Bradesco, Pirelli, Movile, Raizen e SICOOB.


Sobre a Farmácia Jr

A Farmácia Jr. Consultoria UFMG é uma das empresas que faz parte desse movimento. Fundada em 1999, a empresa presta consultoria farmacêutica por meio de serviços em 3 principais áreas: Alimentos, Cosméticos e Farmácias/Drogarias. É também composta por alunos de graduação do curso de Farmácia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), sem fins lucrativos e com renda voltada para a

educação empreendedora dos membros. Além disso, a empresa conta com o apoio dos professores da Faculdade de Farmácia na execução de projetos, sendo uma experiência única na graduação.


Internamente, a empresa é dividida em 6 departamentos, Aprendizado e Relacionamento (RH), Imagem (Marketing), Negócios, Presidência, Projetos e Vice- Presidência. O trabalho de todos os departamentos consegue promover o funcionamento da empresa.

  • A Presidência é responsável pela estratégia interna da empresa, bem como pela representação frente à universidade e ao MEJ.

  • A Vice-Presidência zela pela parte jurídico-financeira da empresa, mantendo a regular perante a legislação e ao MEJ.

  • Aprendizado e Relacionamento é o RH da empresa, cuidando da gestão interna dos membros e do Processo Seletivo.

  • Imagem é o marketing da empresa, responsável pelas redes sociais e pelos eventos da empresa.

  • Negócios é o departamento responsável pela prospecção de clientes, realizando o contato com esses até o fechamento do contrato.

  • Por fim, Projetos é responsável pela gestão dos Projetos, realizando o planejamento e gerenciando a execução desses, assegurando a qualidade para o cliente.

Vale lembrar que na Farmácia Jr, todos os membros executam projetos.


Mas por que fazer parte da Farmácia Jr?

Como dito acima, além de realizar projetos em áreas que o farmacêutico pode trabalhar, você tem contato com outras áreas, desenvolvendo habilidades (tanto soft quanto hard skills) que podem ser diferenciais no mercado de trabalho. Vale lembrar que não é preciso conhecimento prévio para participar da empresa, tudo o que você necessitar executar será ensinado na EJ.





Além disso, algumas vantagens de participar do movimento são:

● Espaço de aprendizado em que as pessoas podem errar e aprender com os erros;

● Autoconhecimento;

● Possibilidade de participar das instâncias e ter contato com pessoas de outros

cursos;

● Capacitações e palestras com empresas seniores apoiadoras do MEJ.

Não perca essa oportunidade!


Se quiser aprender um pouco mais sobre a empresa, nosso site tem vários conteúdos e

informações e qualquer dúvida é só entrar em contato que teremos o maior prazer de

responder.


O processo seletivo da Farmácia Jr se abrirá em breve, fique atento as nossas redes

sociais!


62 visualizações0 comentário
bottom of page