top of page
  • Marcella Silva

Como saber se seu produto não está dando prejuízo?

Você já se pegou pensando se seu produto ou empresa está realmente te dando lucro? Ou ainda, sobre como poderia fazer essa metrificação?


Um dos principais motivos para o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa é o lucro obtido e como sustentá-lo. Se você quer saber os 3 erros mais comuns que podem estar prejudicando sua empresa, além de aprender como fazer o cálculo da apuração de resultados, continue lendo esse texto.


Os 3 erros mais comuns são:


1) Fluxo de Caixa


O fluxo de caixa é uma ferramenta importante para saber a saúde financeira do seu negócio, porém ele, não é capaz de definir sua margem de lucro mas sim, se sua empresa está sustentável. Isso porque, o fluxo de caixa representa e demonstra que você pagou todas as despesas da empresa.



2) Diferenciar receita líquida, faturamento e lucro


O faturamento representa o valor bruto e não leva em consideração os impostos ou quaisquer descontos que poderão ser feitos em cima desse valor.

Já a receita líquida varia de acordo com cada empresa, já que representa todo o saldo líquido que entra para a empresa e pode ser usado para mantê-la.

O lucro representa todo aquele dinheiro que “sobra”, depois de descontados todos os impostos e pagamentos para manutenção da empresa, funcionários e produtos.




3) Não saber calcular o preço do seu serviço


Para definir um preço que seja atrativo e gere o lucro necessário é preciso considerar dois aspectos: o mercadológico e o financeiro.

No mercadológico, o empreendedor deve observar os preços dos concorrentes que possuem serviços ou produtos semelhantes ao dele, considerar a quanto tempo esse concorrente está no mercado e qual é o perfil de cliente dessa empresa.

Em contrapartida, no financeiro o preço do produto deverá cobrir os custos fixos e variáveis para a fabricação daquele produto ou execução daquele serviço.



"Ok, mas como saber se realmente estou no caminho certo?"


Para saber se você está indo pelo caminho certo, é necessário fazer uma apuração dos resultados.


Essa apuração deve ser feita de maneira que possibilite encontrar as falhas que dificultam a obtenção de lucros, como por exemplo, precificação feita de maneira errada, contas sendo pagas sem prioridades e direcionamento errado.


Ao realizar o cálculo, você deve levar em consideração se sua empresa é sazonal ou não. Pois, caso seja, poderá ter algumas oscilações de lucro durante o ano.


Dessa forma, para que a apuração de resultados seja feita de forma eficiente, é necessário que suas finanças estejam organizadas e atualizadas, além do controle do fluxo de caixa.


O cálculo funciona da seguinte maneira:


Margem de contribuição = Faturamento – Custo Variáveis
Resultados = Margem de contribuição – Custos Fixos

A apuração representa a relação e a diferença entre as vendas totais e os custos e despesas totais.


Caso o resultado tenha dado positivo, significa que você está tendo lucro. Porém, caso o resultado seja negativo, significa que vocês estão tendo prejuízo.


A Farmácia Júnior pode te ajudar a agregar valor no seu produto ou até mesmo no desenvolvimento de um novo produto! Para saber mais dos serviços ofertados pela Farmácia Júnior, clique aqui.




REFERÊNCIAS:







31 visualizações0 comentário
bottom of page