top of page
  • Priscila Kurihara

Como sua empresa pode ser mais sustentável?

Atualizado: 30 de mar. de 2021

Têm sido evidente nas últimas décadas a importância da busca pela implementação do desenvolvimento sustentável no ramo empresarial. Para isso, muitas empresas começaram a adotar em suas rotinas, práticas e processos que as possibilitassem se tornarem mais sustentáveis.

O conceito de sustentabilidade acolhe a ideia de atender demandas atuais sem esgotar os recursos naturais para gerações futuras. Portanto, observa-se diversas ações dentro de empresas com foco nessa preocupação, como por exemplo, redução do consumo de papéis por documentos digitais, troca de embalagens de plástico por materiais biodegradáveis e adoção de políticas de descarte.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, a sustentabilidade empresarial não abrange apenas o viés ambiental, ela engloba três pilares fundamentais: o social, econômico e ambiental. Você quer entender esses pilares e saber melhor o papel das empresas sustentáveis em se adequar à cada um deles? Veja a seguir:


Os três pilares da sustentabilidade empresarial


Para que uma empresa possa de fato se desenvolver de forma sustentável, os três pilares da sustentabilidade devem coexistir e interagir entre si de maneira sistêmica.

Pilar Social

O pilar social está relacionado a todos empreendimentos que geram valores sociais, no que tange funcionários, público-alvo, fornecedores e a comunidade como um todo.

Desta forma, são necessárias ações que irão promover um ambiente de bem-estar e desenvolvimento pessoal e coletivo, como por exemplo, o pagamento de salários e benefícios adequados; uso de equipamentos de segurança e boas práticas de fabricação.


Pilar Econômico

No que diz respeito a economia sustentável, não basta apenas visar lucros, dentro dos ganhos de uma empresa devem estar inclusos aspectos sociais e ambientais.

Em outras palavras, toda a estratégia econômica deve ser compatível com os princípios sustentáveis, como por exemplo, é necessário ter uma competição saudável e justa com seus competidores no mercado, não obter lucros através da exploração de más condições de trabalho e evitar processos de produção que esgotem a natureza.


Foto por Serpstat em Pexels.com


Pilar Ambiental

Este pilar é o mais reconhecido popularmente quando citamos a palavra “sustentabilidade”. O desenvolvimento sustentável ambiental inclui todas condutas que visam a preservação de ecossistemas e da biodiversidade, e a diminuição dos impactos causados ao meio ambiente. É baseando-se no pilar ambiental que empreendedores estudam formas de realizar operações causando menor impacto ambiental possível como, incentivo ao uso de transporte público, redução de desperdícios, opção por alimentos orgânicos no setor alimentício, promoção de eventos ou parcerias com ONGs que incentivem a preservação da natureza.


Quais os benefícios a sustentabilidade pode trazer ao seu negócio?


Como a sociedade vem exigindo cada vez mais um posicionamento sustentável das empresas, é interessante saber as vantagens de se adotar a sustentabilidade empresarial. Listamos abaixo alguns desses benefícios:

  • Melhoramento da imagem e credibilidade da marca;

  • Redução de riscos, especialmente por acidentes ambientais;

  • Redução de gastos e consequente aumento dos lucros (proveniente da otimização de processos);

  • Atração de novos clientes e engajamento da comunidade com a marca.



Mas afinal, como sua empresa pode ser mais sustentável?


Ser sustentável vai muito além de estar de acordo com a “onda verde” que, para muitas empresas, é mais uma jogada de marketing do que uma preocupação com o meio ambiente em si. Para seu negócio se enquadrar na sustentabilidade empresarial, as práticas devem levar em conta aspectos dos três pilares. Então, separamos aqui mais algumas dicas de como tornar sua empresa mais sustentável:

  • Reciclagem e reutilização de matérias primas;

  • Promover inclusão social e o respeito à diversidade social na comunidade;

  • Buscar serviços de Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) que padronizam processos, possibilitando a redução de gastos e desperdícios;

  • Elaboração de manuais de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para garantir a segurança e evitar possíveis acidentes;

  • Obtenção da Certificação ISO14001 (aplicável a todas as empresas, leia mais sobre essa certificação aqui), que visa aprimorar a gestão ambiental do seu negócio e incorpora ações políticas que tragam desenvolvimento sustentável. Essa certificação pode trazer benefícios como, redução de custos, credibilidade da marca, prevenção de multas e riscos.


Foto por ready made em Pexels.com


Embora a sustentabilidade dentro das empresas ainda não seja vista como essencial, ela está se tornando uma forte exigência dos consumidores. Logo, isso pode ser um diferencial e uma transformação positiva para o seu negócio.

Tendo isso em vista, a Farmácia Jr presta diversos serviços que irão impactar na transformação sustentável da sua empresa, como a elaboração de POPs e BPFs, e revisão bibliográfica para a troca de embalagens. Saiba mais sobre nossos serviços acessando nosso site!


REFERÊNCIAS:



7 visualizações0 comentário
bottom of page