top of page
  • Aline Soares

Pesquisa de mercado: entenda o que é e a importância para o seu negócio

Atualizado: 30 de mar. de 2021

Você se depara com desafios sobre o futuro do seu empreendimento e não sabe qual é a melhor decisão? Ou se questiona sobre qual estratégia é a melhor para o seu negócio? E se você não estiver empregando a sua reserva financeira da melhor maneira para potencializar sua empresa? Muitas perguntas, não é mesmo? A pesquisa de mercado pode auxiliar os gestores a tomarem decisões assertivas e com maior segurança, uma vez que orienta o empreendedor nas estratégias a serem traçadas para o sucesso do seu negócio. Talvez você esteja se perguntando se realizar uma pesquisa de mercado é realmente algo vantajoso. Vamos entender mais sobre isso e esclarecer algumas dúvidas pertinentes!


Foto por Lukas em Pexels.com


Por que realizar uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma forma de coletar informações sobre a empresa, como por exemplo, consumidores em geral ou clientes, concorrentes, fornecedores, as variedades de produtos que a empresa oferece de forma a direcionar o estudo para todas as vertentes e pilares que sustentam o seu negócio. Sendo assim, uma pesquisa de mercado possibilita avaliar a viabilidade de um empreendedorismo, explorar novos nichos de mercado, descobrir estratégias que possibilitem a otimização de processos internos da empresa, torná-la mais competitiva no mercado, além de testar novos produtos e possibilidades que melhorem o seu crescimento.

Quais as vantagens de fazer uma pesquisa de mercado?

Para saber se realizar uma pesquisa de mercado é algo proveitoso, vamos verificar agora as principais vantagens dessa estratégia, e são elas:

  • Conhecer o público-alvo de modo a construir personas, que são representações de um cliente ideal, para que assim seja possível melhorar a forma de comunicação e até mesmo direcionar melhor os produtos para este público;

  • Identificar as estratégias dos concorrentes para aperfeiçoar o seu negócio;

  • Analisar os prestadores de serviços, pois, eles são fundamentais para contribuir para a expansão e crescimento da empresa;

  • Analisar o mercado para encontrar qual o segmento mais lucrativo em termos de consumidores, produtos e serviços;

  • Detectar oportunidades com antecedência que podem ser cruciais para o desenvolvimento da empresa;

  • Escolher um ponto comercial;

  • Aprimorar um serviço ou produto já existente.


Foto por Scott em Unsplash


Quais os principais tipos da pesquisa de mercado?

Varia com o objetivo que se quer alcançar, mas veremos a seguir as principais que uma empresa pode fazer:

  • Pesquisa de satisfação do cliente, para minimizar erros e otimizar os processos de maneira mais eficiente em busca de melhorar o serviço ou produto vendido;

  • Conhecer o hábito de consumo dos clientes, que ajuda a direcionar as estratégias de acordo com o seu público;

  • Análise de imagem da marca, que auxilia no reconhecimento da marca da sua empresa pelos clientes, além de demonstrar a força que ela tem em relação aos concorrentes;

  • Satisfação dos colaboradores é importante para entender se o funcionário está motivado e se o ambiente de trabalho é bom para exercer suas funções de forma eficiente.


De acordo com dados de 2019 do IBGE, cerca de 21% das empresas no Brasil encerram suas atividades antes de completar o primeiro ano de existência e metade dos estabelecimentos acabam indo à falência antes de completarem quatro anos. Entre as causas do insucesso predomina o equívoco da tomada de decisões. Para saber qual a melhor pesquisa de mercado para a sua empresa, é necessário que você tenha um conhecimento sobre as características do seu negócio. Independentemente do tamanho do seu estabelecimento, e com um mercado cada vez mais competitivo, buscar a melhor decisão é um diferencial para o sucesso do seu empreendedorismo.

Agora que você já sabe um pouco de como funciona a pesquisa de mercado, que tal realizar uma? A Farmácia Jr. Consultoria UFMG executa projetos de pesquisa de mercado que lhe ajudam a potencializar o seu negócio. Marque uma reunião diagnóstica conosco! Para saber mais sobre outros serviços, acesse nosso site e para acessar mais conteúdos como esse, continue lendo nosso blog.


11 visualizações0 comentário
bottom of page