top of page
  • Lívia Rolim

Por que contratar uma empresa júnior?

Atualizado: 30 de mar. de 2021




Há cerca de 50 anos, um grupo de alunos da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais na França sentiu necessidade de conhecer um pouco mais as áreas de atuação e o mercado de trabalho relacionados aos seus cursos de graduação e criou a primeira empresa júnior do mundo. Hoje esse movimento, conhecido como Movimento Empresa Júnior (MEJ), se espalhou pelo planeta e se consolidou no Brasil, causando um impacto positivo em diversas áreas da sociedade.


O que é uma empresa júnior?

Uma Empresa Júnior (EJ) é uma associação sem fins lucrativos vinculada a uma universidade, formada e gerida por alunos de graduação que desejam ter uma experiência profissional antes de se formarem e contam com o auxílio de professores orientadores. As EJs prestam serviços de consultoria em suas respectivas áreas de atuação e buscam complementar a formação de seus membros por meio da vivência empresarial e da aplicação dos conhecimentos obtidos nas salas de aula.


As empresas juniores objetivam transformar o Brasil em um país mais empreendedor por meio da formação de pessoas capacitadas e comprometidas em transformar a sociedade, desenvolvendo habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe.

O movimento é dividido em várias instâncias:


  • Brasil Júnior, que atua no âmbito nacional;

  • FEJEMG, que atua no âmbito estadual e representa Minas Gerais;

  • Beagá Júnior, que atua no âmbito regional e representa as empresas juniores de Belo Horizonte e região metropolitana, fornecendo apoio às Ejs e facilitando a vivência empresarial de seus membros.


O movimento possui três pilares de desenvolvimento da cultura empreendedora, que influenciam diretamente o cotidiano e o planejamento de cada empresa Júnior. São eles:

  • O desenvolvimento em rede;

  • A formação empreendedora;

  • O impacto no ecossistema.


Atualmente, o MEJ brasileiro é o maior do mundo, contando com mais de 600 empresas federadas e mais de 20 mil empresários juniores.


Qual é o impacto causado por uma empresa júnior?



O MEJ traz inúmeros benefícios para diversos segmentos da sociedade, confira:

  • Desenvolvimento dos alunos de graduação

O MEJ auxilia positivamente os alunos, que se desenvolvem pessoalmente, profissionalmente e academicamente, intensificando a educação empreendedora, aumentando a participação no mercado alvo e formando profissionais melhores.

  • Desenvolvimento das empresas contratantes

O MEJ também oferece benefícios às empresas que contratam os serviços dos empresários juniores, uma vez que fornecem projetos de consultoria de qualidade e por um preço abaixo do mercado.

  • Desenvolvimento das universidades

O trabalho realizado pelos estudantes leva consigo o nome das universidades em que atuam, promovendo e divulgando assim o nome das instituições de ensino superior que participam do movimento.


Assim, o impacto do movimento pode ser caracterizado como uma via de mão dupla entre os membros das empresas e a sociedade, no qual os estudantes se preparam para o mercado de trabalho e contribuem para o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridos, por meio de projetos com preços acessíveis que solucionam os problemas das empresas contratantes e ao mesmo tempo impulsionam o seu desenvolvimento, movimentando a economia local.


Por que contratar uma empresa júnior?

Hoje o impacto econômico causado pelas empresas juniores no cenário nacional é considerável, movimentando milhões de reais na economia brasileira com mais de 10 mil projetos que ajudam desde microempreendedores, até a comunidade local e as grandes empresas.


Nesse sentido, existem grandes vantagens de se contratar uma empresa júnior, tais como:


  • Projetos que se adequam à realidade e às necessidades de cada cliente;

  • O investimento gerado no desenvolvimento dos alunos;

  • O menor custo de investimento, se comparado à contratação de uma empresa sênior.


Como você pôde perceber, as empresas juniores trazem muitos resultados positivos para os estudantes, as universidades, os contratantes e a economia.


Se você gostou de conhecer um pouquinho mais sobre o MEJ e deseja saber mais sobre o dia-a-dia dos membros da Farmácia Jr., acesse nosso blog corporativo clicando aqui!


21 visualizações0 comentário
bottom of page