Quero empreender, e agora?

Saiba como começar um novo empreendimento de maneira sólida e rentável.


O que é empreendedorismo?


O termo empreendedorismo tem sido extremamente empregado na atualidade, principalmente no ramo de negócios. Mas você sabe realmente o que ele significa?


Seguindo o conceito do dicionário, empreendedorismo é o ato de empreender, que significa nada mais nada menos do que tentar e se esforçar para colocar algo laborioso em execução.


Mas a definição vai muito além do significado do dicionário. Empreender é ter um objetivo em vista e se esforçar para alcançá-lo mesmo enfrentado diversos desafios. E, para ser alguém que empreende, são necessárias várias características como: criatividade, iniciativa, dedicação, organização e, principalmente, muita determinação.







Como se organizar?


Agora que você já entende o que é empreender, imagino que esteja se perguntando: Como?

Essa não é uma resposta simples, no entanto, existem algumas dicas. Um aspecto importante para iniciar é a organização, para isso o empreendedor precisa se organizar tanto em relação aos custos quanto em relação a seus próximos passos.


Assim, para o planejamento financeiro é importante listar quais são os custos previstos, quanto deve ser separado para novos investimentos e quanto deve ser guardado. Dessa maneira, o empreendedor evita se endividar e consegue sempre reinvestir mesmo em momentos de maior déficit financeiro.


Já em relação à organização dos próximos passos e estratégias, é possível utilizar a Matriz de Eisenhower para decidir quais atividades devem ser concluídas primeiro e, assim, otimizar seu tempo na realização de tarefas, além de organizar o tempo com aplicativos como o Google Agendas. Outra opção é o uso da Matriz SWOT para a tomada de decisões, pois ela leva em consideração tanto os seus pontos fortes quanto os fracos. A partir desses métodos é possível se estruturar da melhor maneira possível para conseguir alcançar seus objetivos.


Conhecimentos importantes


No entanto, não é importante somente se organizar, pois existem vários outros aspectos a serem observados para alcançar um empreendimento de sucesso. Um desses aspectos é o autoconhecimento, ou seja, entender que tipo de empreendedor é você. Existem alguns aspectos da personalidade do empreendedor que influenciam quais as melhores atitudes para o sucesso, como entender se você é conservador ou ousado nos negócios, se prefere trabalhar em conjunto ou sozinho, entre outros perfis.


Além do autoconhecimento, você ainda precisa entender o nicho de mercado no qual irá trabalhar, pois entender seu próprio perfil é essencial, mas ainda é preciso ter conhecimento sobre seu público alvo, ou seja, o perfil do seu cliente. Por exemplo, não adianta tentar vender um serviço de Buffet focado em churrasco para um casal de veganos. É preciso entender a necessidade do seu público alvo, assim conseguindo atingi-lo em seu ponto fraco. Então, pesquise sobre seus produtos e/ou serviços para entender para quem eles são úteis e como fazer o direcionamento para essas pessoas.


Outro aspecto muito importante a se atentar é a precificação dos produtos e serviços, assim como você deve entender quem é seu publico alvo, também deve saber quanto esse mesmo público está disposto a investir para adquirir seu produto ou serviço. Por melhor que seja o seu produto ou serviço ao oferecê-lo por um preço inacessível sua conversão será mínima, tornando-o assim inviável de ser comercializado. O mesmo ocorre para um preço muito abaixo do mercado, pois ainda que possua uma alta conversão esse produto não será sustentável.


Estamos com você


Você pode ainda estar sentindo que não sabe se está pronto para começar, no entanto essa insegurança sempre vai existir ao dar início a algo novo e empreender é enfrentar desafios, mas romper essa barreira inicial é o mais difícil de todos eles.


Esse assunto é de extrema importância na atualidade, principalmente para pequenos produtores. Dessa forma, a Farmácia Jr. Consultoria auxilia inúmeros produtores a tornarem seu processo mais padronizado e regularizado de acordo com as leis de alimentos, cosméticos e farmácias/drogarias. Confira nossa carta de serviços e encontre a solução ideal para o seu negócio!


Para outras dicas de como dar início ao seu negócio, não deixe de acessar outros textos do blog clicando aqui.

2 visualizações0 comentário